Moradores dos bairros Pedra Pintada e Said Salomão recebem orientações sobre os direitos do consumidor

Ação da prefeitura aconteceu no último sábado, 19, onde o órgão disponibilizou serviços de consulta a Serasa; orientações sobre CDC e esclarecimentos de dúvidas sobre a renegociação de dívidas. – Fotos: Giovani Oliveira/Katarine Almeida

Os moradores dos bairros Pedra Pintada e Said Salomão receberam diversos serviços oferecidos pela prefeitura durante todo o dia sábado, 19, por meio da ação “Boa Vista com Você”. Na ocasião, o Procon Boa Vista participou levando orientações sobre os direitos do consumidor, atendendo mais de 50 pessoas.

Entre os serviços oferecidos pelo órgão, destacam-se: consulta a Serasa gratuita; orientações sobre Código de Defesa do Consumidor (CDC); abertura de reclamações e coleta de denúncias e esclarecimentos de dúvidas de acesso de consumidores a plataforma de renegociação de dívidas por meio da plataforma Consumidor.gov.

“O Procon Boa Vista sempre esteve presente, de alguma forma, na vida da população de Boa Vista. E levar atendimentos do órgão aos bairros mais distantes do centro da cidade é um compromisso da atual gestão municipal”, disse a secretária executiva de Defesa do Consumidor – Procon Boa Vista, Sabrina Tricot.

Dentre os serviços mais procurados foram consultas a Serasa e informações sobre a renegociação de dívidas. O estado de Roraima é o quarto, no ranking brasileiro, com maior número de consumidores negativados. E ações como essa, de acordo com Sabrina, é uma oportunidade para quitar suas dívidas, sair do vermelho e voltar a ter o “nome limpo” na praça.

“O prazo para a renegociação de dívidas com instituições financeiras ocorre até o dia 31 do mês de março. Por isso, é importante os consumidores se apressarem para aproveitar o pagamento de suas dívidas, com bons descontos”.

Selo Procon

Os comerciantes do bairro Pedra Pintada também foram alvo da ação e por isso receberam o Selo do Procon Boa Vista, que contém importantes informações para eventual reclamação ou esclarecimentos de dúvidas nas relações consumeristas, além de informativo do órgão contendo dicas e alertas sobre as chamadas armadilhas de consumo.

“O Selo do Procon Boa Vista contém o número de contato e endereço de E-mail do órgão, e deve ser colocado em local sempre visível. É importante destacar que o lojista deve disponibilizar um exemplar do Código de Defesa do Consumidor – CDC para o esclarecimento de possíveis dúvidas no momento da compra”, disse Sabrina.

O trabalho do PROCON Boa Vista é sempre manter o índice de resolutividade superior a 90%, alcançado ao longo dos anos, mesmo com os novos desafios da Pandemia. O órgão teve que se ajustar para seguir o novo normal, visando atender bem as demandas dos consumidores.

“O órgão sempre esclarece aos consumidores que a prevenção e o cuidado precisam fazer parte do dia-dia do consumidor. Por isso, nossos técnicos sempre fazem alertas sobre como identificar e evitar golpes, e dicas sobre direito do consumidor por vezes desconhecidos”.

Em caso de reclamações, denúncias e pedidos de informações ou fiscalização por meio dos endereços eletrônicos, os consumidores poderão buscar por meio da plataforma: Consumidor.gov e E-mail: (procon@boavista.rr.gov.br) ou ainda entrar em contato pelos telefones: (95) 98400-4997, 98400-5720, 98400-4441 e 98400-5770.

O PROCON Boa Vista fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé – Avenida dos Imigrantes nº 1612, bairro Buritis – 1º andar, salas 13 e 14.

Marco Aurélio Santos

 

Veja também

Topo