Na segunda-feira, 26, uma equipe de técnicos, assistentes sociais e engenheiros da diretoria de Habitação da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) fez mais uma visita técnica e social às famílias selecionadas no programa estadual Aqui Tem Morar Melhor.
Foram visitados moradores dos bairros Santa Tereza, Silvio Leite, Santa Luzia e Nova Vida. No contato, é analisada a situação socioeconômica da família, se as condições da moradia são aquelas declaradas no momento da inscrição e definida a obra que se enquadra no orçamento do programa que é de R$ 7 mil por beneficiado.
A partir da visita, é feito um relatório e providenciada a ordem de serviço que será passada para uma das 18 empresas credenciadas a executar a reforma.
O Aqui Tem Morar Melhor prioriza o atendimento a idosos, mulheres chefes de família e pessoas portadoras de deficiência física.
No bairro Silvio Leite, a dona Joana fez sua inscrição em favor do filho cadeirante, na Escola Estadual Jesus Nazareno, no programa Governo Sem Parar. A opção de obra da senhora era a reforma do banheiro. “A cerâmica do banheiro é lisa e meu filho já escorregou várias vezes”.
Um engenheiro da Codesaima analisou a situação do cômodo e verificou ser possível a colocação de um piso mais adequado e a troca das louças como vaso sanitário e pia. “Agradeço o Governo que se preocupa em ajudar as pessoas necessitadas. Não tenho condições de dar o melhor para o meu filho”, disse Joana.
No Santa Luzia, a senhora Ana Lúcia também terá um banheiro reformado. A mulher cuida dos filhos, sendo que um é portador de deficiência. Na casa também tem várias crianças. “O Governo do Estado tem uma preocupação especial com as crianças”, disse a presidente da Codesaima, Maria Dantas, ao visualizar a necessidade da mulher em melhorar as condições da moradia para seus filhos e netos.
Em um dos bairros mais carentes da cidade, o Nova Vida, em meio a ruas sem asfalto e com muitas depressões, na rua Rosalina Neves, mora a senhora Marta Maria que está tentando concluir sua casa de alvenaria e sair da casa de madeira. Ela também receberá uma reforma do Aqui Tem Morar Melhor.
Maria Dantas disse que o Governo do Estado, através da Codesaima, irá entregar 500 ordens de serviços para beneficiados do programa. “Estamos com uma demanda reprimida. Temos mais de 7 mil inscritos e o Governo determinou que avançássemos com a entrega das obras”, relatou.
Marco Aurélio Rodrigues