Representantes da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) estão em Brasília participando do 69º FNHIS (Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social) da ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação).
O Fórum Nacional de Habitação é um evento realizado anualmente e conta com a participação de gestores públicos e técnicos de Estados, municípios e do Governo Federal que atuam no segmento. Nos últimos anos, tornou-se o principal evento do setor, contando com um público qualificado de cerca de 1400 pessoas de todo o Brasil.
O evento iniciou na quarta, 7, e encerrou nesta quinta-feira, 8, com uma extensa roda de debates sobre regularização fundiária e a participação de tribunais e cartórios, além de outros agentes e políticas de habitação.
Roraima recebeu o troféu do Selo de Mérito Especial 2022 pelo Programa Morar Melhor, projeto do Governo do Estado executado por meio da Codesaima. Outras agências de habitação do Brasil também foram premiadas.
O Morar Melhor foi apresentado pela presidente da companhia, Maria Dantas e o diretor de Habitação da empresa pública, Rodrigo Ávila, que expuseram os detalhes do projeto do Executivo que promove reformas nas moradias da população carente desde agosto de 2021, quando foi criado pelo governador Antonio Denarium.
“É importante a participação do Governo neste fórum. Debatemos com vários Estados a regularização fundiária com a participação dos Tribunais de Justiça e cartórios nesse processo. A ideia agora é contatarmos o TJ de Roraima, para concluir a regularização dos conjuntos habitacionais que ainda estão pendentes, como o Cambará e o Equatorial”, disse Maria Dantas.
O Programa
O Programa Morar Melhor foi criado em agosto de 2021 e já tem mais de 7 mil inscritos com 3 mil beneficiados.
Dantas falou do reconhecimento desse programa que atende tantas famílias da capital e do interior de Roraima. “É gratificante você ser reconhecido perante todos os Estados apresentando um programa de grande relevância como o Morar Melhor”, concluiu.
Marco Aurélio Rodrigues