Mormaço Cultural: com recorde de público, festival reúne mais de 97 mil pessoas ao Parque do Rio Branco

Evento conquistou a população e ficou para a história da cultura roraimense. – Fotos: Semuc/PMBV

Shows musicais, mostra de cinema, espetáculo teatral, culinária regional e muito mais. Assim foi a segunda edição do Festival Mormaço Cultural, que reuniu milhares de pessoas no Parque do Rio Branco. Em dois dias de festa no principal ponto turístico da capital, mais de 97 mil pessoas prestigiaram, vibraram e se emocionaram no evento que ficou marcado na vida da população.

Na segunda noite de festival no Parque do Rio Branco, artistas da terra e nacionais empolgaram o público em ambos os palcos. Sociedade de Esquina, DJ Andrezinho, Xamã, Duda Beat e Banda Dó3 fizeram a alegria do público na área do Palco Sol. Já no palco Lula, o som ficou por conta de Dark V8, DJ Chica Loca, Emicida, Bzack e Biquíni.

Na arena Cine/ Teatro, o grupo ImaginArte fez a alegria da criançada com o espetáculo “Ainda Sou Criança”. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, o Mormaço é um festival pensado na capital da primeira infância. Como toda festa da prefeitura, é um verdadeiro espetáculo para as famílias, com segurança e atrativos diversos, sendo bem pensado em cada detalhe.

“Vimos as famílias se apropriando do Parque do Rio Branco, trazendo crianças pequenas, idosos, fazendo piquenique em plena praça pública, nos nossos gramados. É um festival realmente pensado para todos os públicos e dá um orgulho muito grande da gente poder ver o que o Mormaço se tornou”, disse.

Em ambos os palcos, o público do Mormaço se entrega às experiências do festival. As famílias e amigos cantam, dançam e se divertem. Na companhia do filho e marido, Nayra Castro curtiu a última noite do festival, além de ficar impressionada com a estrutura e a segurança do evento municipal.

“A gente vê vários públicos aqui no festival, desde famílias, amigos, pessoas que estão vindo sozinhas para curtir ou ainda de outros estados, como o Amazonas, nossos vizinhos, para aproveitar os shows. Eu achei a programação bem legal. Sem contar que é o espetáculo acessível para toda a família”, contou.

Com um lugar garantido no coração do público boa-vistense, o Mormaço reuniu as famílias no parque, munidas de cadeiras, toalhas de piquenique e caixas térmicas. Keiliane Santos foi ao festival acompanhada da família e amigos para curtir a programação do palco Sol.

“A gente trouxe caixa térmica com muito líquido para hidratação. Esse calor está honrando o nome do festival, que por sinal, está incrível. Toda a organização do evento está de parabéns. Reunimos todo mundo para assistir ao show do Xamã e viemos preparados com cadeiras, comida e bebida”, contou.

Segurança e saúde

Seguindo uma das principais características dos eventos promovidos pela prefeitura, o Mormaço foi também marcado pela segurança e sem quaisquer ocorrências.

Foram mobilizados mais de 200 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN), Polícia Militar, Polícia Civil e segurança privada.

Além disso, a prefeitura levou ao Parque do Rio Branco serviço de multivacinação, distribuição de preservativos e posto médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As famílias contaram ainda com cantinho da amamentação e fraldário para seus bebês.

Emprego e renda

O festival foi responsável por mais de 3.000 empregos diretos e indiretos gerados, isso considerando artistas, técnicos, produtores, profissionais da área de eventos, som, iluminação, empreendedores, comerciantes e outros. Além da Feira de Gastronomia, que já é fixa no Parque do Rio Branco, foram também destinadas 40 barracas para a área de chefs e dez espaços para food trucks.

Jaqueline Pontes

 

Veja também

Topo