
A Mostra Bem-Te-Vi de Cinema exibirá gratuitamente dois filmes de curta-metragem no domingo, 23 de novembro, no Espaço Cultural Harmonia. A programação está prevista para começar às 19h. Serão exibidos os filmes “A inacreditável história do milho gigante” e “Fronteira em combustão”, realizados pela produtora roraimense Platô Filmes. A mostra compõe a programação do Festival Literário Harmonia 2025, previsto para começar às 16h.
A Mostra Bem-Te-Vi de Cinema é uma ação do Cineclube Harmonia e Ritmo, um projeto da Associação Cultural Harmonia e Ritmo, realizado desde 2024 com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, após aprovação em edital da Secretaria da Cultura de Roraima (Secult-RR). Pelo projeto, está prevista a exibição até 2026 de mais de dez filmes roraimenses. O cineclube fica na rua Carmelo, 2044, Nova Canaã.
Com cinco minutos de duração, “A inacreditável história do milho gigante” é um filme de animação de 2021 dirigido por Aldenor Pimentel. “Fronteira em combustão” é um filme de ficção de 2016 dirigido por Thiago Bríglia. Na programação do festival, estão previstas ainda a 4ª Feirinha Literária Letra e Arte e a solenidade de premiação do Concurso Literário Palavradeiros 2025, além de apresentações literárias e de dança.
A mostra já exibiu os seguintes filmes de ficção e animação: “Fronteira em combustão”, de Thiago Brígllia, “A inacreditável história do milho gigante”, de Aldenor Pimentel, “Ventos do verão”, de Alex Pizano, “Esqueça Toda a Matemática Aprendida”, de Elisa Coimbra, “Não vale um centavo”, de Hema Vieira, e “Fanzine”, de Rebeca Libna e Vinicius Torres.
Nos gêneros documentário e videoarte, foram exibidos: “Mike”, de Cláudio Lavôr, “Valeu, Boa Vista”, de Adriana Duarte Bencomo, “Universo do silêncio”, de JPavani, “Uni/versus”, de Cristino Wapichana e Cadu Barros, “Duo”, de Roraimana, “Não há vagas para nós”, de Aldenor Pimentel e Márcio Sergino, “Vassôra”, de Elisa Coimbra, e “Lembranças”, de Vinicius Torres.
O Concurso Literário Palavradeiros é uma das ações que integram o projeto do representante do Espaço Cultural Harmonia, Wilkinson de Oliveira, aprovado para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio de edital de subsídio para manutenção de espaços culturais, da Secult-RR.
Sobre os filmes
A inacreditável história do milho gigante
Direção: Aldenor Pimentel
Duração: 5 minutos
Ano: 2021
Produtora: Platô Filmes
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: No meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro. Será que a formiga confiará no seu maior predador?
Fronteira em combustão
Direção: Thiago Bríglia
Duração: 20 minutos
Ano: 2016
Produtora: Platô Filmes
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: no extremo Norte do Brasil, Gilberto está desempregado e seu vizinho Riba o convida para ‘’puxar’’ gasolina da Venezuela. O negócio parece rentável, mas a família de Gilberto pressente o pior.


