Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29, o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, por 17 votos, o Projeto de Lei (PL) nº 10/2023, que institui no calendário oficial de Roraima o Dia Estadual do Mototaxista e Motofretista. De autoria do deputado Renato Silva (Podemos), a data deve ser comemorada, anualmente, em 14 de dezembro.
Um dos objetivos é incentivar a promoção de campanhas e atividades voluntárias associativas que contribuam para reduzir os acidentes de trânsito envolvendo motoboys e mototaxistas em função do exercício profissional.
Conforme justificativa, estas profissões surgiram devido à necessidade do transporte de objetos com agilidade nos grandes centros urbanos, além de baixo custo. Também é exigido que o profissional cumpra longas jornadas de trabalho em troca de atendimentos maiores, havendo pressão para realizar a função em menor tempo possível, estando sujeitos a um alto índice de acidentes, além da pouca segurança das motocicletas.
“Sendo assim, é importante homenagear e reconhecer a importância destes profissionais, destinando um dia do ano para valorizá-los, realizar atividades de conscientização e reflexão dos motoristas em geral a respeito da fragilidade dos motociclistas e da necessidade de cooperação e respeito mútuo no trânsito, objetivando com isso diminuir o número de acidentes”, cita trecho do documento.
Suzanne Oliveira