Diversas organizações da sociedade civil realizam nesta segunda-feira, 12, o lançamento da carta “Maria das Dores Pereira da Silva”, que segundo seus organizadores tem o objetivo de mobilizar os diversos movimentos sociais para o fortalecimento do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Roraima – Fórum DCA. O evento ocorre a partir das 9h30, na Associação Mães Anjos de Luz, localizada na Avenida João Alves Brasil 115, no bairro Caranã.
Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima, Paulo Thadeu Franco das Neves, que também é coordenador estadual do Fórum DCA/RR, a iniciativa além de mobilizar as organizações da sociedade civil roraimense na pauta dos direitos humanos da criança e do adolescente, faz uma homenagem a fundadora da Associação Mães Anjos de Luz que faleceu no ano passado.
“Escolhemos denominar essa carta e fazer o seu lançamento no espaço criado por Das Dores por que a Associação representa toda essa ideia necessária de organização, dedicação e luta que toda sociedade civil precisa ter com determinação e no envolvimento da pauta de proteção integral a crianças e adolescentes do nosso estado”, destacou Thadeu.
Ele disse ainda que o próximo passo agora é levar esse documento assinado nesta segunda-feira pelas entidades presentes, as outras organizações da sociedade civil, no sentido de mobilização e adesão a carta e ao regimento interno do Fórum DCA. “Precisamos nos fortalecer enquanto sociedade civil e pautar nossas ações em prol da criança e do adolescente em todos os municípios de Roraima. Nesse ano temos o processo de escolha para os novos conselhos tutelares. A sociedade civil organizada precisa exercer seu papel de mobilização e participação do processo”, frisou.
12 de Junho – Dia de Combate ao Trabalho Infantil
Aproveitando a data do dia 12 de junho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, como o dia internacional de combate ao trabalho infantil, integrantes do Fórum DCA realizarão após a leitura e assinatura da carta de princípio, uma roda de conversa sobre o tema. No Brasil o dia foi instituído pela lei nº 11.542/2007, determinando as mobiizações e campanhas anuais coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.
O mote da campanha desse ano trás o seguinte tema – “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil”.
Para Paulo Thadeu, a sociedade civil organizada precisa atuar com mais presença em todos os fóruns.“Estamos aproveitando esse evento para fazer um chamado a sociedade civil roraimense que venha fortalecer e atuar nesses espaços de construção e mobilização dos conselhos, fóruns e comissões”, destacou.