O Ministério Público Estado de Roraima realizou na manhã desta sexta-feira, 22, a palestra “Navidad Sin Violencia” voltada para as mulheres imigrantes que residem no abrigo Rondon I.
A atividade faz parte do projeto “Basta!”, que visa a realização de palestras e oficinas periódicas como estratégia de prevenção à violência de gênero nos abrigos de imigrantes venezuelanos.
De acordo com o coordenador do projeto e Promotor de Justiça de Combate a Crimes Sexuais, André Paulo Santos Pereira, o índice de violência de gênero no Brasil, principalmente doméstica, aumenta durante as festas de final de ano.
“A palestra “Navidad Sin Violencia”, ou seja, Natal Sem Violência, buscou enfatizar a necessidade de prevenção à violência de gênero, através do conhecimento de direitos fundamentais da mulher, e também destacou a importância da comunicação às autoridades competentes dos crimes de violência contra a mulher”, ressaltou o Promotor de Justiça.
O Projeto Basta! teve início em outubro deste ano e prevê ainda a entrega de cartilhas informativas em espanhol sobre direitos e o papel do Ministério Público, além de realização de Acordos de Cooperação Interinstitucional para fortalecimento da rede de proteção ao público-alvo. As atividades de palestras e encontros para o próximo ano nos abrigos administrados pela Operação Acolhida e ACNUR já estão estabelecidas em um cronograma.