
Empresa roraimense criada por Érica Wayla e Cristiane Castro, Olhandela, decidiram trilhar o caminho do empreendedorismo unindo talento, coragem e propósito. Hoje, 12 anos depois do primeiro passo, elas participam da missão técnica do Sebrae Roraima para a Beauty Fair e reforçam o movimento em prol da autoestima, do cuidado e da valorização da beleza natural das mulheres.
A trajetória começou em 2012, quando Érica, então supervisora em uma companhia aérea, buscava algo que lhe permitisse crescer. Cristiane, por sua vez, já atendia em casa, com talento nato para sobrancelhas e cabelos. Foi quando surgiu a oportunidade de abrir uma franquia especializada em design de sobrancelhas. “A Cris era a única que conseguia acertar minha sobrancelha. Quando encontrei a franquia, tive certeza de que era isso que íamos fazer”.
Durante cinco anos, elas se dedicaram ao modelo franqueado, mas logo perceberam que as técnicas importadas do Sudeste não se adaptavam totalmente à pele e às necessidades das mulheres do Norte. A busca constante por conhecimento, viagens e novos aprendizados as levou para um novo rumo. Em 2018 decidiram abrir a loja com marca própria para pôr em prática os estudos e capacitações que tinham feito, levando serviços direcionado à clientela roraimense.
Com uma paleta que mistura o rosa da feminilidade ao cinza da sobriedade, a nova marca conquistou o público desde a reinauguração, feita após 30 dias intensos de reforma. “Queríamos algo que fosse a nossa cara. Desde o nome até o ambiente, tudo foi pensado para transmitir acolhimento, cuidado e autenticidade. Trabalhamos muito nesse intervalo de 30 dias para que tudo estivesse adaptado à nova marca”, conta Cristiane.
Mais do que sobrancelhas ou cílios, a Olhandela tem como objetivo oferecer espaço de bem-estar integral. Protocolos exclusivos foram desenvolvidos, como a terapia das sobrancelhas, que estimula o crescimento natural dos fios sem depender apenas da maquiagem corretiva. “A gente nunca quis apenas camuflar, tratamos para que as sobrancelhas sejam saudáveis. Nosso foco é trabalhar a beleza natural, sem excessos, de forma duradoura”, explica Érica.
Essa visão nasceu também de uma jornada pessoal. Antes de ajudar outras mulheres, Érica e Cristiane precisaram reconstruir a própria autoestima. “Nós duas não nos sentíamos bem com nossa aparência. Foi um processo de dentro para fora — cuidar do corpo, da saúde, da mente e, por fim, da estética. E isso virou a essência do nosso negócio: ajudar outras mulheres a se olharem no espelho com amor”, diz Cristiane.
Hoje, a empresa conta com uma equipe de nove pessoas na matriz e outras cinco em uma unidade licenciada no bairro Liberdade.
“Não são só nove pessoas, são nove famílias que dependem da Olhandela. Por isso precisamos estar sempre atualizadas e fortes”, reforça Érica.

Além dos serviços, a empresa inovou ao criar iniciativas como a Biblioteca Rotativa, que permite que clientes levem e troquem livros, incentivando hábitos de leitura e cultura. “Queremos estimular beleza em todas as dimensões: no cuidado com a pele, mas também no conhecimento, hábitos saudáveis, na forma como a mulher se enxerga”, completa Cristiane.
Essa busca constante por inovação levou as empreendedoras a participarem, mais uma vez, da Beauty Fair, em São Paulo, uma das maiores feiras de beleza do mundo. Em 2025, elas integram a comitiva roraimense de 20 empreendedores do projeto Sebrae + Beleza. Para elas, a feira é uma oportunidade de atualizar protocolos, conhecer novos fornecedores e alimentar um sonho ainda maior.
“Na Beauty Fair a gente vê o futuro acontecendo. Encontramos fornecedores internacionais e entendemos que temos capacidade de criar produtos nossos, com a nossa identidade, que tragam resultados reais para as clientes”, explica Érica.
Quando perguntadas sobre o que diriam às suas versões mais jovens, com a maturidade e experiência que possuem hoje, as empreendedoras afirmam que a capacitação e persistência são as principais dicas.
“Eu diria para não desistir, vai dar certo, mas estude bastante e não desista, você tem capacidade para alcançar seus sonhos”, concluem.
Como participar do Projeto Sebrae + Beleza
O projeto Sebrae + beleza tem adesão anual para novas empresas. As vagas são limitadas e as inscrições iniciam em novembro. Os participantes recebem consultorias empresariais, participam de capacitações, feiras de negócios, missões empresariais e muito mais.

