Nesta quarta-feira, 13, a partir das 14h30, no auditório do Campus Boa Vista, bairro Pricumã, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) fará o lançamento oficial do programa Mulheres Mil, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade.
Os cinco campi da instituição aderiram ao programa. Juntos, os campi Boa Vista (CBV), Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Avançado Bonfim (CAB), Amajari (CAM) e Novo Paraíso (CNP) vão atender 500 mulheres em 19 turmas de cursos de formação inicial e continuada de 160h.
Entre os cursos a serem ofertados estão o de salgadeiro, assistente de costura, artesão de artigos indígenas, agente de alimentação escolar, cuidador infantil, manicure e pedicure, agricultor orgânico, preparador de doces e conservas.
Marca o lançamento do programa em Roraima, o início da primeira turma do CBV do curso de salgadeiro, que acontece no período da tarde, de 13 de dezembro de 2023 a 7 de fevereiro de 2024. Para os demais cursos, as inscrições iniciam-se a partir de 2024. Cada campi fará sua solenidade de lançamento, sendo Amajari e Novo Paraíso, com previsão de ocorrer em fevereiro de 2024; Bonfim, em março; e Zona Oeste, no mês de abril.
O Mulheres Mil tem a finalidade de possibilitar o acesso à educação, promovendo a inclusão social e o pleno exercício da cidadania, além de defender a igualdade de gênero e combater a violência contra as mulheres. Objetiva contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.
De acordo com a reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira Bezerra, esse é um momento de satisfação para o IFRR, que tem se dedicado a levar formação para todas as pessoas de maneira ampla e acessível. “É gratificante poder voltar a nos dedicar ainda mais a essa parcela da população, por meio de um programa tão importante quanto o Mulheres Mil, que já foi executado em outras épocas, beneficiando mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Esperamos a partir dessa ação institucional contribuir ainda mais de maneira efetiva para a transformação social do nosso Estado”, afirmou a reitora Nilra Jane.
Para a coordenadora-adjunta pedagógica do programa, Francisca das Chagas Souza de Araújo, mais conhecida como Chaguinha, a expectativa é atender da melhor forma possível o público-alvo do Mulheres Mil. “Queremos contemplar com êxito todas as mulheres de vulnerabilidade social na participação dos cursos a serem ofertados pelo IFRR, seja na capital ou no interior”, disse.
Segundo Chaguinha, ao promover a formação educacional, profissional e cidadão das mulheres em situação de maior vulnerabilidade, o programa cria pontes necessárias para lapidar seu potencial produtivo na perspectiva de melhorar as condições de suas vidas, famílias e comunidades.
Serviço
Quando: 13 de dezembro de 2023
Horário: 14h30
Local: Auditório do CBV
Endereço: Avenida Glaycon de Paiva, nº 2496, Pricumã
Rebeca Lopes