Mulheres refugiadas e migrantes concluem cursos de preparação para o mercado de trabalho brasileiro

Capacitações em Empreendedorismo, Operação de caixa, Panificação e Cuidado infantil são oferecidas por parceria de ONU Mulheres com organizações que atuam na resposta humanitária em Boa Vista.

Cerca de 70 mulheres refugiadas e migrantes que vivem em Boa Vista (RR) estão recebendo um importante apoio para a colocação no mercado de trabalho brasileiro. Ao longo do mês de março, ONU Mulheres, em parceria com o Senac, a Força Tarefa, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados e a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, está promovendo quatro cursos voltados especificamente para mulheres: Empreendedorismo, Operadora de caixa, Técnicas básicas de panificação, e Técnicas no Cuidado Infantil.A formatura da primeira turma acontece nesta sexta-feira, 24.

Além de ser voltado exclusivamente para mulheres venezuelanas, os cursos incluíram um preparo prévio das e dos profissionais que os ministraram. As e os profissionais participaram previamente da capacitação “Capacitação profissional inclusiva: sensibilização migratória e de gênero”, oferecida por ONU Mulheres

A oferta dos cursos integra as atividades desenvolvidas por ONU Mulheres a partir do programa Moverse, implementado conjuntamente com ACNUR e UNFPA, com o apoio do Governo de Luxemburgo. Iniciado em setembro de 2021, o programa conjunto tem duração até dezembro de 2023 com o objetivo de garantir que políticas e estratégias de governos, empresas e instituições públicas e privadas fortaleçam os direitos econômicos e as oportunidades de desenvolvimento entre venezuelanas refugiadas e migrantes.

Para alcançar esse objetivo, a iniciativa é construída em três frentes. A primeira trabalha diretamente com empresas, instituições e governos nos temas e ações ligadas a trabalho decente, proteção social e empreendedorismo. A segunda aborda diretamente mulheres refugiadas e migrantes, para que tenham acesso a capacitações e a oportunidades para participar de processos de tomada de decisões ligadas ao mercado laboral e ao empreendedorismo. E a terceira frente trabalha também com refugiadas e migrantes, para que tenham conhecimento e acesso a serviços de resposta à violência baseada em gênero.

Serviço:

Curso: Técnicas básicas de panificação
Parceria: ONU Mulheres, Senac e Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI)
Duração: 13 a 24/03
Público: 20 mulheres capacitadas

Curso: Operador de Caixa – qualidade na linha de frente
Parceria: ONU Mulheres, Senac e Força Tarefa
Duração: 14 a 27/03
Público: 20 mulheres capacitadas

Curso: Empreendedorismo – Atitudes e planejamento
Parceria: ONU Mulheres, Senac e Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR)
Duração: 14 a 29/03
Público: 20 mulheres capacitadas

Curso: Técnicas no Cuidado Infantil
Parceria: ONU Mulheres, Senac e Força Tarefa
Duração: 20 a 31/03
Público: 10 mulheres capacitadas

Lairyne Silva

 

Veja também

Topo