
Um feito histórico e de referência, o técnico Chiquinho Viana é o primeiro na função e em atividade no futebol roraimense, a obter a Licença Pró da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dono de 12 títulos na carreira dedicada ao futebol profissional, o comandante presseguiu intensamente aos estudos, com início de 30 aulas online com quatro horas diárias de duração e parte presencial entre os dias 24 de novembro a 7 de dezembro, de 8h às 19h, no Centro de Treinamento do São Paulo Futebol Clube, em Cotia, no interior de São Paulo. Neste sábado, 13, o comandante chega a Boa Vista, visando sequência na temporada 2026, à frente do Mundão do Operário.
“É muito gratificante, estar entre os tops do país, discutindo futebol, fazendo leitura de futebol, para que todo o futebol roraimense cresça. Isso fortalece também a região Norte, sendo que poucos treinadores possuem esse nível de licença na região. No estado de Roraima ainda não tínhamos ninguém, algo que gradativamente será alcançado. Não é de hoje, desde 2023 venho pleiteando as minhas licenças e agora quero contribuir ao esporte local, em primeiro passo no São Raimundo e na sequência o futebol roraimense”, disse Chiquinho Viana

Entre os principais temas abordados pela Licença Pró: Organização e Gestão do Projeto de Treino; Planejamento dos treinos técnicos-táticos; Análise de desempenho tático, técnico e estratégico; Treino técnico-tático e transferências e encaixe; Preparação física, inovação e tecnologia; Condução básica de treino em espanhol e inglês; Treino técnico, tático e estratégico; Gestão do jogo e análise do adversário; além de Seminário Mesa Redonda com treinadores e estudos da atualidade.
Entre os palestrantes destacam-se as participações do coordenador do curso Edson Palomares, dos técnicos Eduardo Barroca e Roger Machado (campeão da Libertadores e do Brasileirão como atleta, e ex técnico da dupla Gre-Nal), e referências Antônio Carlos Gomes, Edson Palomares e Allan Barcelos (campeão da Copinha, na preparação física do São Paulo).
“Nós estamos com profissionais de alto renome, sempre revolucionando o futebol, os treinadores, para que a gente possamos aperfeiçoar nossa qualificação, para defender tudo aquilo que a gente pensa no futebol”, disse Chiquinho Viana.

