As provas da competição de natação dos 49º Jogos Escolares de Roraima, categoria de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, estão acontecendo na piscina Olímpica do Totozão, no Parque Anauá, e se encerram no final da tarde deste domingo, 7, quando será divulgada a lista dos atletas que participarão dos Jogos da Juventude e dos Jogos Escolares de 2022.
A coordenadora da Natação, Teca Marinho, explicou que estão acontecendo muitos recordes nas provas realizadas nesta edição dos Jogos Escolares.
“Já temos uma prévia dos destaques da Natação. São alunos que possivelmente serão classificados para os Jogos da Juventude, que vão ocorrer em Aracaju, de 2 a 17 de setembro, e os Jogos Escolares Brasileiros, que serão realizados de 31 de outubro a 15 novembro, no Rio de Janeiro”, afirmou.
Ela destacou também a importância da participação desses nadadores na competição. “Está sendo uma experiência incrível para eles. Alguns atletas estão competindo pela primeira vez na piscina do Totozão, que é uma piscina tradicional do Estado, e todos estão de parabéns. Serão classificados 16 atletas, oito feminino e oito masculino, das duas categorias. São atletas que estão em busca de dar o seu melhor e conseguir uma vaga na seleção escolar”, ressaltou.
A nadadora Emily Bezerra, de 17 anos, aluna do Claretiano, é um dos destaques da natação roraimense. Na prova desse sábado, 6, ela bateu o recorde nos 800 metros nado livre, superando o tempo de 11’09”, ela fez em 10’38”. Na tarde deste domingo, Emily vai nadar os 200 metros livres.
“Hoje à tarde, vou competir a prova dos 200 metros livres, e a expectativa é baixar o meu tempo e bater esse recorde também”, disse.
Emily contou que já chegou a praticar três modalidades esportivas ao mesmo tempo: natação, vôlei e ginástica rítmica, mas depois tomou gosto pela natação.
Ela pratica a modalidade desde 2017 e ao longo desses anos, participa de várias competições em outros estados e está se preparando para participar este mês, de uma competição em Palmas.
“Desde 2017, eu treino para competir. Em 2018, participei dos Jogos Escolares em Natal. Já competi várias vezes em Manaus, tanto em piscina quanto na prova Rio Negro Challenge. Fiz a travessia do Rio Negro no ano passado. Em 2021, fui também ao Maranhão e a Brasília, onde participei do Campeonato de Maratonas Aquáticas de Águas Abertas”, disse.
Ela também já foi para São Paulo e Fortaleza, e, ainda este mês, vai participar do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas em Palmas Tocantins.
O atleta Gabriel Santos, de 14 anos, aluno do IBR (Instituto Batista de Roraima), relatou que começou a nadar por causa de problemas de saúde, mas com o passar do tempo, descobriu que a natação era o esporte que ele queria praticar e já participou de competições fora de Roraima.
“Comecei a nadar em 2019, por conta de problemas de saúde. Depois, fui crescendo na natação, fui melhorando. Estou vendo esses jogos como uma grande expectativa para eu crescer, melhorar meus tempos e competir com grandes atletas no nacional. Continuo me preparando. Já competi fora, no ano passado, nos Jogos Escolares Brasileiro e, este ano, em campeonatos regionais”, afirmou.
Etapa Final dos JER’S segue na capital até dia 10 de agosto
A capital Boa Vista seguirá movimentada até a próxima quarta-feira,10, com as disputas em 14 modalidades esportivas, sendo dez individuais (atletismo, ciclismo, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, taekwondo e ginástica rítmica) e quatro coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol) nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos), nos naipes masculino e feminino.
Participam dessa etapa, 3.009 atletas de 109 escolas, que se classificaram durante as Regionais realizadas no mês de julho em Normandia (01 a 04), Rorainópolis (07 a 10), Caracaraí (13 a 16), Amajari (20 a 23) e na Capital (27 a 30). Do interior do Estado classificaram-se 1.467 atletas de 13 municípios.
“Os Jogos tem acontecido conforme o previsto pela organização. Os atletas do interior contam com alojamento, alimentação e transporte. Está sendo gratificante assistir as competições e ver a dedicação e esforço de cada atleta, cada professor e também a emoção que o esporte proporciona na vida de cada um”, destacou Dinaildo Barreto, diretor do Idrr (Instituto do Desporto de Roraima).
Os 49° JER’S são uma realização do Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
Vânia Coelho