Natal da Paz: projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista seguem cronograma de ensaios para emocionar população

Os ensaios ocorrem desde outubro e envolvem os projetos ArtCanto, Cabelos de Prata, Conviver, Rumo Certo e Dedo Verde. – Fotos: Semuc/PMBV

O espírito natalino já começou a Boa Vista. E para acompanhar todo esse brilho e alegria, os projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista estão se preparando para impressionar a população no espetáculo Natal da Paz. O grande evento está marcado para o dia 16 de dezembro, no Palco Aderval da Rocha, praça Germano Augusto Sampaio, bairro Pintolândia.

Com vozes harmoniosas e melodias que emocionam, os artistas do Projeto ArtCanto se encontram na sede do programa para ensaiar e aproveitam para colocar o papo em dia. O assunto favorito dos integrantes gira em torno das expectativas para o Natal da Paz, o evento mais esperado do ano. As amigas Isabelle Coêlho e Ranna Dias estão animadas para a apresentação.

“Eu cresci no ArtCanto. Estou aqui desde os 8 anos. Amo esse contato com a música e, com certeza, o Natal da Paz é o nosso evento favorito. Sinto que me encontrei no projeto e não me arrependo de estar aqui. Nós aprendemos muitas coisas todos os dias e sempre ajudamos quando alguém tem dúvidas sobre uma música”, disse Isabelle, de 16 anos.

Para Ranna, de 15 anos, o sentimento é parecido. Ela entrou no projeto em fevereiro de 2023, mas já se sente em casa. “Estou ansiosa para o Natal da Paz e, a cada ensaio, a expectativa aumenta. Apesar de ter entrado no projeto esse ano, a animação dos outros integrantes já me contagiou”, relatou.

Ney José é gerente do ArtCanto e afirma que partilha a animação com os integrantes. “A cada espetáculo, o orgulho dessas crianças e adolescentes só aumenta. Nós vamos ter uma apresentação na Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) no sábado, dia 25, para os pais. Eu já sei que eles vão arrasar e nos encher de emoção. Também já serve como um aquecimento para o tão esperado Natal da Paz”, contou.

Orgulho em fazer parte de algo grandioso – Karuliny Maia é coordenadora dos projetos Cabelos de Prata e Conviver. Para ela, assistir os integrantes participando do evento é algo satisfatório.

“Nos projetos, nós atendemos pessoas em vulnerabilidade social. Então elas não teriam a oportunidade de participar de um evento desse com facilidade. É por isso que todos ficam muito animados e ansiosos. Esse é o momento deles”, frisou.

Apenas música? Não! Vai ter muita dança também!

Para dar um toque a mais no espetáculo, os projetos Dedo Verde, Rumo Certo, Conviver, Crescer e Cabelos de Prata também vão brilhar no Natal da Paz com bastante dança. Os integrantes se reúnem na Vila Olímpica Roberto Marinho com quatro coreógrafos para ensaiar. Segundo Rhandy Sena, um dos professores, as danças são adaptadas conforme a idade e energia dos integrantes de cada projeto.

“Os projetos são para diversas pessoas e todas têm a oportunidade de serem protagonistas de um espetáculo tão importante. Enquanto os idosos do Cabelos de Prata dançam de forma mais lenta e cuidadosa, os demais podem explorar os movimentos usando todo o corpo de maneira muito livre e sempre cheios de energia. Assim, todo mundo participa priorizando o bem-estar”, disse Rhandy.

Apesar da diferença de idade e condicionamento físico, a animação entre os projetos é a mesma. Os servidores da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) precisam ficar atentos para que os integrantes se divirtam de forma saudável, respeitando os próprios limites. Afinal, a saúde e segurança estão sempre em primeiro lugar. Maria das Graças, de 74 anos, tem animação para “dar e vender”, como ela mesmo diz.

“Eu amo vir para cá e dançar com os meus colegas. Estamos ansiosos para o Natal da Paz. Meus familiares vão assistir, pois não perdem o espetáculo de jeito nenhum e sempre me contam quando me veem na TV por causa do Cabelos de Prata. Eu sou muito grata por esses momentos de felicidade”, contou Dona Maria.

Ensaio Geral

No sábado, 25, os projetos vão fazer o primeiro ensaio geral com a presença de todos os envolvidos a partir das 8h30, na Vila Olímpica. Será mais um momento de alegria para os integrantes guardarem na memória.

Bruna Norales

 

Veja também

Topo