
O deputado federal Nicoletti (União-RR) protocolou ofício ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitando esclarecimentos sobre o reajuste tarifário anual de 2026 da Roraima Energia, aprovado pela Aneel, que resultou em aumento médio superior a 24% para os consumidores do estado.
O parlamentar destacou a indignação da população, especialmente porque o reajuste ocorre poucos meses após a integração de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio do Linhão de Tucuruí — uma conquista histórica que trouxe a expectativa de energia mais barata, estável e segura para os roraimenses.
“É inaceitável que, após décadas de isolamento energético e a tão esperada conexão ao sistema nacional, o povo de Roraima seja penalizado com um aumento tão expressivo. Precisamos de uma reavaliação tarifária que considere o cenário econômico e social de Roraima”, afirmou Nicoletti.
O deputado solicitou, além dos documentos que fundamentaram o reajuste, esclarecimentos sobre por que a redução da dependência de usinas a diesel não resultou em alívio tarifário e, especialmente, cobrou a redução do percentual, considerando a realidade do estado e o princípio da modicidade tarifária.
Nicoletti reforçou que seguirá atuando firmemente em defesa dos consumidores de Roraima e cobrando transparência e responsabilidade do governo federal e dos órgãos reguladores.
