No dia do calcário, especialista fala da importância do insumo para a agricultura

A acidez dos solos roraimense é elevada e, por isso, se faz necessário realizar a correção para que a produção não seja afetada. – Fotos: Ascom/Iater

O Dia Nacional do Calcário Agrícola, celebrado em 24 de maio, técnicos do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), do Governo de Roraima, explicam a importância do insumo para a correção da acidez do solo.

Além disso, o Iater oferece assistência especializada para o pequeno produtor rural. É o extensionista que vai orientar a quantidade adequada de corretivo, com base no resultado da análise de solo.

Segundo a engenheira Agrônoma do Iater, Rosianne Thomé, a acidez dos solos roraimense é elevada e, por isso, se faz necessário realizar a correção para que a produção não seja afetada. “Quando se aplica o calcário, ele anula o alumínio que é um elemento tóxico para as plantas e vai aumentar o pH para uma faixa ideal, que as plantas conseguem tirar os nutrientes do solo. Então, o calcário faz com que os nutrientes estejam disponíveis para a planta absorver, se nutrir e produzir os frutos”, explica a especialista.

O presidente do Iater, Marlon Buss, destaca a atuação dos técnicos para auxiliar os pequenos produtores com a correção do solo de forma adequada e exitosa.

2626“O calcário é o principal ingrediente para iniciarmos qualquer atividade de produção agrícola, é o elemento básico para iniciarmos a produção. E diante disso, nossa equipe técnica está acompanhando cada produtor, mesmo que seja uma área que esteja iniciada, como também área que já esteja produzindo. Fazer uma avaliação de análise de solo, interpretando qual seria as necessidades, para darmos um equilíbrio, que dê uma alta produtividade, na correção do solo com a aplicação do calcário”, detalhou.

Sobre a calagem

A calagem é uma prática utilizada para correção da camada superficial do solo, de zero a 20 centímetros de profundidade, explica Rosianne.

“A partir dessa prática, se consegue elevar o valor do pH do solo para o intervalo de 5,5 a 6,3, o que possibilita o bom crescimento e desenvolvimento da maioria das culturas. A calagem bem feita, neutraliza o alumínio, e hidrogênio do solo e fornece cálcio e magnésio como nutrientes para as plantas”, frisou a engenheira agrônoma.

Além disso, a calagem permite o maior crescimento e desenvolvimento das plantas devido melhorar as propriedades físicas do solo, o que facilita a absorção e a utilização dos nutrientes e da água.

Os corretivos agrícolas mais utilizados para neutralizar a acidez do solo, são os calcários. Usualmente, o calcário é aplicado de modo uniforme na superfície, em toda a área de cultivo e, em seguida, incorporado ao solo. “Essa prática corrige todo o volume de solo propiciando melhores condições para o crescimento das raízes em toda a área corrigida, pois não haverá limitações na absorção de água e de nutrientes pelas plantas”, completou Rosianne.

Assistência técnica

Caso o produtor rural esteja precisando de orientação técnica para a devida aplicação de calcário, Marlon Buss informa como proceder. “O produtor rural pode entrar em contato com qualquer Iater do Estado, ou com a nossa sede aqui na Capital. Nos procurar que daremos um atendimento ideal para a cultura que ele venha a precisar para dar a aplicação de calcário”, informou.

Cacau Bastos

 

Veja também

Topo