No Ministério da Justiça, Sampaio defende fortalecimento e integração das forças de segurança em Roraima

Sampaio entende que as ações eficazes de enfrentamento à criminalidade são essenciais para garantir a segurança da população roraimense. – Fotos: Ascom Parlamentar

Em reunião realizada nesta terça-feira, 4, no Ministério da Justiça, em Brasília, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), solicitou recursos e ações para fortalecer a segurança pública em Roraima, com foco na integração das forças policiais no estado.

Para o deputado Sampaio, ações eficazes de enfrentamento à criminalidade são essenciais para garantir a segurança da população roraimense. “Queremos um efetivo maior nas fronteiras, e uma maior integração entre as forças de segurança federais, estaduais e municipais. Precisamos efetivamente proteger melhor as fronteiras, tanto com a Venezuela quanto com a Guiana, pois a violência dos crimes transnacionais é um problema real, sentido por todos que moram em Roraima, e o Governo Federal precisa nos ajudar”, destacou Sampaio.

Durante a reunião, o presidente da Assembleia Legislativa justificou seu pedido, ressaltando que essas medidas são cruciais para a melhoria contínua da segurança em Roraima. “É necessário um plano de controle adequado da segurança e dos índices de criminalidade e violência, especialmente devido à extensa área fronteiriça e às riquezas minerais de Roraima, que são alvos de grupos criminosos”, reforçou.

Demandas

O documento entregue por Sampaio ao secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, será encaminhado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. “Precisamos que a segurança pública caminhe junto com a tecnologia, como sistema de câmeras nas ruas e rodovias, com identificação facial, drones. É isso o que queremos para a população de Roraima: Investimentos assertivos nas forças policiais que se revertam em segurança real para nossas famílias”, frisou.

As solicitações de Sampaio baseiam-se em seis eixos principais:

1. Aumento de Vagas no Sistema Prisional de Roraima, que está superlotado.

2. Melhoria no Sistema de Controle da Migração Venezuelana.

3. Fortalecimento da Integração das Forças de Segurança Pública Federal e Estadual.

4. Investimento Tecnológico para as Forças de Segurança Pública, com foco na modernização e eficiência no combate ao crime, com câmeras, reconhecimento facial e drones.

5. Apoio à Aprovação da PEC nº 76/2019 (PEC da Polícia Científica), para Inclusão das polícias científicas no rol dos órgãos de segurança pública da Constituição Federal de 1988.

6. Atualização do Programa “Polícia na Rua, para uma presença policial mais efetiva e constante nas ruas.

Topo