Normandia: produtores participam de Dia de Campo do Caju da Embrapa

Evento contou com aproximadamente 100 participantes entres produtores rurais e indígenas, pesquisadores e técnicos de assistência Técnica Rural e extensionistas. – Fotos: Aliny Melo

Com atividades práticas de enxertia e manejo da poda de cajueiro, a Embrapa Roraima, em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (IATER), a Secretaria Municipal de Agricultura de Normandia, a Prefeitura Municipal de Normandia e a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), realizaram, no último dia 12 de dezembro, o “Dia de Campo sobre Manejo de Pomar e Técnicas de Produção de Mudas” no Município de Normandia. O evento contou com aproximadamente 100 participantes entres produtores(as) rurais, produtores(as) rurais indígenas, pesquisadores e técnicos de assistência Técnica Rural e extensionistas.

A programação foi dividida em duas etapas, sendo a primeira no período da manhã no Polo Produtivo Afonso de Souza, na Chácara dos Fredericos, da Sra. Diliana Frederico, localizado na Vicinal 2, lote 49. Onde os produtores tiveram a oportunidade de conhecer experiências com o cultivo de caju na região, apresentadas pelo técnico do IATER, Expedito Cavalcante da Cruz, e pela proprietária da Chácara dos Fredericos, Sra. Diliane Frederico, que destacou ter acreditado na Embrapa Roraima e iniciado o plantio do cajueiro anão. “Senti dificuldade no início, pois meu plantio não era irrigado, mas com esforço estamos aqui hoje”, lembra. Em seguida, a Agrônoma Dra. Patrícia Liany de Oliveira Fernandes, de Apodi/RN, proferiu a palestra sobre o manejo do cajueiro anão em campo, incluindo a prática de poda de cajueiro e coleta de ponteiras para a produção de mudas enxertadas.

A segunda etapa ocorreu no período da tarde, foram realizadas palestras sobre a Conservação dos Recursos Genéticos do cajueiro, ministrada pela Dra. Ana Cecilia Ribeiro De Castro, da Embrapa Agroindústria Tropical, e a continuação da palestra da Dra. Patrícia Liany de Oliveira Fernandes, de Apodi/RN, abordando o manejo do cajueiro anão. Para encerrar a programação, foi realizada a prática de enxertia, conduzida pelo assistente João José Silva Oliveira, da Embrapa Agroindústria Tropical.

O evento contou um almoço servido no Rancho da Vizinha, da Sra. Elexsandra Cavalcante Barbalho, oferecido pelas mulheres ASMURN e prefeitura de Normandia

Para presidente da Associação de Mulheres Rurais de Normandia (ASMURN) e anfitriã, Elexsandra Cavalcante, foi uma honra receber todos os parceiros e produtores no Dia de Campo: “Fazer parte da agricultura familiar e ter a oportunidade de participar de capacitações como essa no Dia de Campo do Caju, uma cultura que já trabalhamos, só tem a acrescentar para nosso crescimento como produtora”, destacou.

Para a chefe Adjunta de Transferência e tecnologia da Embrapa Roraima, Hyana Lima Primo, “O Dia de Campo sobre o cultivo do caju foi um sucesso e contribuiu para a capacitação dos produtores rurais e indígenas e técnicos de assistência técnica rural”.

Este é o último evento do ano e a Embrapa Roraima agradece a parceria de todas as instituições envolvidas e aos participantes pelo interesse e participação.

Organização

O Dia de Campo do Caju é uma iniciativa do projeto idealizado pela Embrapa Roraima por meio do projeto de Transferência de Tecnologia, financiado com recursos de emenda parlamentar (41510008), por indicação da ex-Deputada Federal Joênia Wapichana (REDE-RR). O projeto visa ações de transferência e tecnologia para agricultores familiares do município de Bonfim e Normandia do Estado de Roraima

O evento é uma parceria entre a Embrapa Roraima, Embrapa Agroindústria Tropical, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (IATER), Secretaria Municipal de agricultura de Normandia, Prefeitura Municipal de Normandia, Comissão de agricultura da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Associação de Mulheres Rurais de Normandia (ASMURN), Cooperativa Agropecuária do Vale do Mau (COOPAVALEM), Agropecuária Garrote e produtores da agricultura familiar

Aliny Melo

 

Veja também

Topo