O Governo de Roraima entregou 97 Cadastros Ambientais Rurais, totalmente gratuitos, para agricultores familiares, neste sábado, 21, no município de Normandia. As equipes da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) visitaram as propriedades, levantaram os dados e a documentação e entregaram os Cadastros sem nenhum custo para os produtores.
Para quem recebeu os documentos, o momento foi de muita emoção. Esse foi o primeiro CAR que os agricultores do município de Normandia receberam.
O Agenor Lima classificou esse dia como histórico e disse que só tem que agradecer por esse sonho realizado.
“São 29 anos morando nesta terra e nunca vi um documento desse. Agora posso ir atrás de investimento e vou poder aumentar minha produção. Só tenho a agradecer e comemorar”, enalteceu.
A diretora de Pesquisa e Tecnologia da Femarh, Luana Tabaldi, destacou a atuação da Cooperativa Agropecuária do Vale do Maú, que procurou a Femarh para que os documentos fossem emitidos.
“Tudo começou com a mobilização da Cooperativa e nós iniciamos os trabalhos dia 31 de março, em parceria com a Cooperativa e com o Iater [Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural]”, disse.
O CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais, sendo um registro público eletrônico para integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente – APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento, como explicou o presidente de Femarh, Glicério Fernandes.
“Esse documento é fundamental para que os agricultores familiares de Normandia possam fazer a regularização ambiental, possibilitando que os produtores tenham acesso a linhas de créditos”, disse.
O Governo de Roraima, desde de 2020, já entregou mais de 12 mil Cadastros Ambientais Rurais gratuitos, incentivando a agricultura familiar e valorizando todos que trabalham e produzem.
Edumar Pereira