Investir na reestruturação das unidades de saúde sempre foi uma das principais preocupações do Governo de Roraima. Além de promover reformas, a atual gestão tem realizado uma série de investimentos em obras, aquisição de equipamentos e insumos, melhorando a prestação de serviço para a população.
A partir desta sexta-feira, 30, a Central de Abastecimento Farmacêutico do Estado passa a funcionar em novo endereço. O espaço fica localizado na avenida São Sebastião, nº 1485, no bairro Santa Tereza.
“A entrega desse novo prédio é um passo imenso que nós damos rumo a uma saúde pública cada vez mais estruturada e de qualidade. Além disso, demonstra o nosso cuidado e respeito pela população e o quanto estamos trabalhando para garantir o bem-estar e a dignidade de todos”, ressaltou a primeira-dama, Simone Denarium.
A nova sede tem aproximadamente 4 mil metros quadrados. A localização também facilita o acesso aos pacientes e uma melhora logística na distribuição de medicamentos para as unidades de saúde da capital e do interior de Roraima.
“Está é mais uma entrega do Governo de Roraima para a população. A nova estrutura irá abrigar todo o medicamento do Estado, em condições dignas, atendendo às recomendações do Ministério da Saúde, inclusive gerando segurança para quem trabalha, porque é uma estrutura de ponta, informatizada e totalmente moderna”, explicou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, que também informou que, com a nova estrutura, terá um maior controle de medicamentos e estoque.
“Com a informatização teremos um maior controle de estoque e mais eficiência, porque nós estaremos levando isso diretamente para todos os pacientes. De modo que nós possamos saber efetivamente o custo, e não deixar baixar estoque de forma a não ficar desabastecidos”, completou.
De acordo com o coordenador geral de Assistência Farmacêutica, Charles Gonçalves, a mudança para o novo local era necessária em razão do antigo já não possuir capacidade de armazenamento.
“Com a nova gestão optamos por um espaço mais amplo, onde pudesse ser contemplada toda a questão da estrutura sanitária e o atendimento humanizado ao paciente que vem em busca de atendimento. A localização também facilita o acesso aos pacientes e uma melhora na nossa logística de distribuição”, reforçou.
O assessor técnico de assistência farmacêutica do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Heber Bernarde, elogiou o novo espaço e as instalações.
“Estou bastante entusiasmado e contente com tudo que estou vendo hoje. Pra quem não conhecia as antigas instalações e vê o que está aqui hoje, não tem dimensão da onde a gente chegou. O medicamento é considerado hoje a terapia mais custo efetiva, ou seja, o que trata mais com menos recursos. Então, o simbolismo dessa estrutura, significa dar mais eficácia ao sistema. E o sistema não é uma entidade, são pessoas. Um exemplo para todo o Brasil e toda assistência farmacêutica”, frisou.
Joselinda Lotas