O Novembro Roxo é o mês escolhido para falar sobre a prematuridade. Com esse propósito, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), realiza ações ao longo deste mês para chamar a atenção da sociedade sobre como prevenir partos prematuros e ajudar os recém-nascidos.
O tema do Dia Mundial da Prematuridade deste ano é “O contato pele a pele do bebê com os pais”; e o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth preparou uma programação muito especial, com exposição fotográfica, palestras, cursos sobre o método Canguru, aleitamento materno e blitzes educativas junto às pacientes.
A primeira ação começa nessa segunda-feira, dia 7, na Maternidade, com uma exposição de fotos com o tema “Garanta o Contato Pele a Pele com os Pais”.
A Maternidade é referência no atendimento de mães e gestantes e possui a única UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal no Estado, que dispõe de 52 leitos. É prioridade da unidade garantir a segurança dos pequenos nos seus primeiros dias de vida, e a programação do mês deve reforçar a importância desse cuidado. O principal objetivo é prevenir o crescente número de partos antecipados.
“O tema do dia mundial da prematuridade deste ano é garantir o contato pele a pele do bebê com os pais desde o momento do nascimento. Nós estamos com uma super programação, com vários cursos, treinamentos, como o uso da ventilação mecânica neonatal e neuroproteção”, afirmou a diretora da Maternidade, Dra. Ana Brum.
Assistente administrativa do Departamento de Ensino e Pesquisa da Maternidade, Fernanda Leal conta que o objetivo da programação é sensibilizar os profissionais e a população para a prematuridade.
“Os cursos e treinamentos serão voltados para os médicos e enfermeiros, para que eles saibam lidar com bebês que estão na UTI Neonatal. Vamos falar sobre a importância de um bom pré-natal, os cuidados durante a gestação e porque esses cuidados são muito importantes para que os bebês não nasçam com baixo peso ou prematuros”, ressaltou.
Doação de leite
Segundo a Fernanda, a programação trará também a importância da doação de leite materno para os bebês prematuros da UTI Neonatal, sensibilizando mães com excedente de leite para ajudarem a causa.
“Temos que mostrar para as mães a importância de amamentarem seus filhos, mas, caso tenham grande quantidade de produção de leite, que elas possam doar para os bebês que precisam. Nós contamos com o apoio dos bombeiros para ir até a casa delas e recolher a doação, para que possamos ter uma quantidade suficiente para todos os bebês”, enfatizou.
Confira a programação
07/11 – Exposição Fotográfica com o tema: “Garanta o contato pele a com os pais”, das 9h e15h.
08/11 – Treinamento sobre Neuroproteção, das 9h às 15h.
09/11 – Blitz Educativa na Ala das Rosas, às 15h.
10/11 – Treinamento dos cuidados da enfermagem com o recém nascido, das 9h às 15h.
11/11 – Treinamento sobre fonoaudiologia intensiva neonatal, às 10h e 16h.
17/11 – Café da manhã para as mães da UNCINCa (Unidade de Cuidados Intermediários Canguru) e Chá da Tarde para as mães da casa da gestante, às 10h e 15h.
22/11 – Treinamento sobre infecção primária da corrente sanguínea, 9h e 15h.
23/11 – Blitz Educativa na Ala das Rosas, às 15h.
24 e 25/11 – Curso de Sensibilização do Método Canguru, das 8h às 18h.
28/11 – Curso de admissão do recém-nascido em unidade Neonatal, às 9h e 15h.
29 e 30/11 – Curso de manejo clínico em aleitamento materno, das 8h às 18h.
Joselinda Lotas e Suyanne Sá