Novembro Roxo: Profissionais do Hospital Materno Infantil recebem capacitação sobre fonoaudiologia neonatal

Objetivo é qualificar funcionários para assegurar uma via de alimentação segura, oral, e diminuir o tempo de internação do bebê na terapia intensiva. – Foto: Ascom/Sesau

Dando continuidade à programação alusiva ao Novembro Roxo, o HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) promoveu na manhã desta sexta-feira, 11, uma palestra sobre a fonoaudiologia intensiva neonatal exclusiva para servidores da equipe multiprofissional da unidade, ressaltando a importância do serviço na recuperação de bebês internados na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal).

“O objetivo principal do serviço é qualificar funcionários para assegurarmos uma via de alimentação segura, oral, e diminuirmos o tempo de internação do bebê na terapia intensiva”, ressaltou a fonoaudióloga da unidade, Thalyany Garcia.

Atualmente, o HMI conta com 12 fonoaudiólogos que atuam nos plantões da unidade. O trabalho desempenhado por eles é considerado vital para atender as demandas daquela que é considerada a referência materna em cuidados de saúde do Estado.

“A fonoaudiologia na UTI Neonatal em Roraima já existe há mais de 20 anos, começamos bem pequenininhos e hoje tendo um curso de informação e esclarecimento das técnicas de alimentação é de grande importância para o paciente”, enfatizou a fonoaudióloga Ramona Pinto.

Mãe da pequena Maria Luiza, de apenas 13 dias, a estudante Francisca Mangabeira, 22, fala da importância das orientações prestadas pela equipe de fonoaudiologia da Maternidade no cuidado com os bebês que nascem na unidade.

“O aleitamento materno é muito importante para o desenvolvimento da criança, e a médica inclusive acabou de me falar que ela [Maria Luiza] está amarelinha e que tem que amamentar bastante para isso passar e para a saúde dela”, disse.

A programação do Novembro Roxo visa conscientizar as mães sobre os cuidados com a prematuridade de bebês. As atividades na unidade seguem até o final do mês.

Confira a programação

17/11 – Café da manhã para as mães da UNCINCa e Chá da Tarde para as mães da casa da gestante, às 10h e 15h.

22/11 – Treinamento sobre infecção primária da corrente sanguínea, 9h e 15h.

23/11 – Blitz Educativa na Ala das Rosas, às 15h.

24 e 25/11 – Curso de Sensibilização do Método Canguru, de 8h às 18h.

28/11 – Curso de admissão do recém-nascido em unidade Neonatal, às 9h e 15h.

29 e 30/11 – Curso de manejo clínico em aleitamento materno, de 8h às 18h.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo