Novo Paraíso: Trilha ecológica do IFRR é utilizada como ambiente de pesquisa e promoção de educação ambiental

A trilha, com cerca de 1,2 quilômetro de extensão, está localizada em uma área de conservação ambiental da unidade de ensino do IFRR no sul do estado. – Fotos: Ascom/IFRR

Criada há sete anos, a Trilha Ecológica do CNP (Campus Novo Paraíso), localizado no município de Caracaraí, já recebeu dezenas de turmas de diversas instituições de ensino com interesse em pesquisa científica e informações para sustentabilidade ambiental.

A trilha, com cerca de 1,2 quilômetro de extensão, foi aberta no ano de 2016 em uma área de conservação ambiental da unidade de ensino do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) no sul do estado, na direção sudoeste do campus. Atualmente passa por processo de sinalização, mas já conta com estruturas de tapiris (abrigos em madeira e palha), que funcionam para dar suporte às atividades de campo. Além disso, recebe a constante manutenção de estudantes do curso de Agronomia.

Com o objetivo inicial de atender as turmas de diversos cursos do campus, como Agricultura e Agropecuária, a trilha funcionava como ambiente multidisciplinar, tipo de laboratório a céu aberto para aulas de Biologia, Botânica, Topografia, entre outras. Com o tempo, passou a receber turmas de ensino superior de instituições parceiras para a realização de pesquisas. Depois, pedidos de visitações de grupos escolares também começaram a chegar.

Segundo o coordenador de Extensão do CNP, Luan Ícaro, não há uma periodicidade exata para as visitações. A trilha é aberta para o recebimento de turmas universitárias e escolares, além de ações pontuais de pesquisa e educação ambiental durante todo o ano letivo. Para isso, basta o envio de solicitação para o encaixe no cronograma de atividades do campus.

“Na trilha existem pontos de observação de solos [utilizados como exemplos em aulas práticas específicas], ponto de observação de vegetação e, com sorte, até de animais, como macaco, jabuti, aves, anta, caititu e paca, além de insetos e rastro de tatu. Mas, em todo o perímetro da trilha, é possível desenvolver diversas atividades não somente de cunho acadêmico, mas também esportivo, como ciclismo e caminhada”, detalhou Luan.

Ação permanente

A Trilha Ecológica do CNP é uma ação permanente desenvolvida na unidade de ensino com objetivos que vão além da realização de aulas práticas. A estrutura em área conservada do campus tem sido mantida visando também à promoção da educação ambiental por meio da disseminação de conhecimentos para toda a sociedade local.

 

Veja também

Topo