A primeira Ação Especial Setorial no ramo da Construção Civil em Roraima, realizada pela Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Roraima (SRT), com o apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e o Serviço Social da Indústria (SESI), foi um sucesso. A programação ocorreu durante todo o dia, nessa terça-feira, 21, no auditório da Escola do Sesi.
Com o tema “Nova NR-18 e NR-01: prevenção e dignidade ao trabalhador da construção civil”, o evento foi promovido com a proposta de orientar, sensibilizar e comprometer empresários, trabalhadores e representantes das classes trabalhadora e empresarial sobre a importância da prevenção e promoção de ambiente favorável à dignidade humana, por meio da busca constante de um ambiente de trabalho saudável e seguro para os trabalhadores.
A palestra foi ministrada pelo Auditor Fiscal do Trabalho Rubens Patruni. Segundo ele, a NR-18 foi revisada recentemente e teve algumas prorrogações. “No dia 3 de janeiro ela entrou com uma série de alterações e nós estamos aqui informando os empregadores, empregados da indústria e profissionais da Saúde e Segurança do Trabalho sobre os principais aspectos que foram alterados na Norma Regulamentadora de número 18”, disse.
Ele acrescentou que a indústria da construção civil é um dos setores que mais gera muitos acidentes de trabalho e a alteração da NR veio justamente neste sentido de melhorar os serviços no canteiro de obra. “É de suma importância de empregadores e trabalhadores leiam a nova norma para que sejam reduzidas as ocorrências de acidentes de trabalho neste setor”, alertou.
O superintendente Regional do Trabalho em Roraima, Magno Pillon Della-Flora, explicou que o evento faz parte de um projeto setorial na construção civil. “Já foram notificadas no Estado de Roraima em torno de 150 empresas a se adequarem à NR-18, tomarem conhecimento sobre as alterações e a elaborarem projetos e programas de Saúde e Segurança no Trabalho, uma vez que muitas delas serão fiscalizadas ao longo deste ano”, assegurou.
Perfil do palestrante:
Rubens Patruni é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele é mestre em Trabalho, Saúde e Ambiente, pela Fundacentro e engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Patruni também é bacharel em Direito pela Unioeste, com especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário. Atua como Auditor-Fiscal do Trabalho desde 2007, é chefe do Setor de Segurança e Saúde no Trabalho do Paraná e membro da comissão governamental de revisão da NR-18 (Indústria da Construção).
Veja alguns tópicos citados na palestra:
– Atualização das Normas Regulamentadoras
– Nova NR-1 (ISO 45001 e Diretrizes da OIT)
– Gerenciamento dos riscos ambientais (GRO)
– Programa de gerenciamento de riscos (PGR)
– Inventário de riscos (IR) e Plano de ação (PA)
– Nova NR-18: norma de gestão
– Cenário da construção civil (Brasil e Roraima)
– PGR do canteiro de obras
– Área de vivência
– Medidas de prevenção contra quedas
– Andaimes
– Capacitação
– Terceirização e responsabilidades (Reforma trabalhista)
– MEI/ME/EPP
– Tópico sobre a Notificação Coletiva – CCT – ACT.