O Voo da Bailarina: alunas do CCJuv se preparam para espetáculo dia 13 de setembro

A uma semana do grande dia, bailarinas do Centro de Convivência da Juventude da ALERR acertam os últimos ajustes da coreografia e fazem provas de figurino. – Fotos: Marley Lima | SupCom/ALE-RR

Esta sexta-feira, 5, foi marcada por grande movimentação no polo Buritis do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), devido ao ensaio e à prova de figurino das alunas que vão estrelar o espetáculo “O Voo da Bailarina”, no dia 13 de setembro.

A apresentação cultural será no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com sessões às 16h e 18h. O espetáculo será transmitido ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo YouTube (@assembleiarr).

Faltando uma semana para o grande dia, a expectativa e ansiedade tomam conta de quem vê na apresentação a realização de um sonho. É o caso de Kayra Morais, de 15 anos, que é uma das protagonistas da apresentação. A adolescente pratica balé no CCJuv desde 2022, mas a paixão pela dança vem de muito antes disso.

Kayra Morais, bailarina do CCJuv.

“Todas nós esperamos muito que seja um momento muito incrível e inesquecível, tanto para quem já participou de algum espetáculo antes e já tenha essa experiência, quanto para quem vai estrear no palco. É uma sensação incrível que uma bailarina nunca vai esquecer”, revelou.

Para a diretora executiva do CCJuv, Claudimar Costa, o espetáculo simboliza um marco para o projeto, para as famílias e para a sociedade. Segundo ela, a iniciativa inédita representa um passo importante no reconhecimento das crianças.

Claudimar Costa, diretora executiva do CCJuv.

“É a primeira vez que levamos um espetáculo para fora do polo, e isso tem um valor enorme. Serão crianças e adolescentes no palco, mostrando tudo o que aprenderam aqui. É um momento de muito orgulho para elas e também para os pais, que acompanham de perto essa evolução”, contou.

Claudimar enfatizou que o impacto das atividades do CCJuv vai muito além da arte apresentada no palco. O trabalho desenvolvido no polo tem transformado a rotina de centenas de crianças, proporcionando disciplina e novas perspectivas para o futuro.

“O esporte e a cultura mudam vidas. Temos crianças que nunca tinham tido contato com determinadas modalidades e hoje são apaixonadas por elas. Isso traz disciplina, confiança e abre perspectivas para o futuro. Por isso, convidamos mais famílias a matricularem seus filhos. É uma experiência que realmente faz a diferença”, observou.

Joandson Marques, diretor artístico da apresentação.

Processo de criação

Com a participação de alunas de todos os polos, o espetáculo narra a trajetória de uma jovem bailarina apaixonada pela dança, que sonha em conhecer o mundo. Ao lado de sua fada madrinha e do carismático coelho Gaspar, ela embarca em uma aventura mágica em busca de realizar esse sonho.

Além da organização, o espetáculo também foi pensado artisticamente para valorizar a essência da dança. O diretor artístico da apresentação, Joandson Marques, explicou que a narrativa foi construída a partir do universo simbólico das bailarinas e tem como inspiração uma data muito significativa para a comunidade da dança, que é o Dia Mundial da Bailarina, celebrado em 1º de setembro.

“A gente estruturou esse espetáculo a partir do imaginário da bailarina, tendo em vista que esse período é muito importante porque homenageia todas as bailarinas do mundo. Criamos uma história exclusiva para nossas alunas do CCJuv, trazendo esse universo com elas protagonizando tudo”, disse.

Bailarinas estão na expectativa para apresentação musical.

Ele ressaltou que a produção envolve um grande esforço coletivo – de professores e equipe técnica – em um processo que vem de longos meses. Cada detalhe, explicou, foi pensado para oferecer ao público uma experiência artística completa, do figurino à iluminação.

“Um projeto como esse, demanda muita responsabilidade, um preparo muito grande e um tempo de produção longo. Estamos há cerca de três meses trabalhando nisso, desde a concepção coreográfica, a escolha do tema, a logística dos ensaios, figurinos, adereços, cenário e iluminação. Agora, na reta final, estamos reunindo todo mundo nos ensaios gerais, para garantir a melhor qualidade artística possível”, completou.

Com a proximidade do grande dia, Johansson afirmou que a expectativa é alta entre todos os envolvidos no projeto. O professor afirmou que subir ao palco será a realização de um sonho para muitas crianças e um motivo de orgulho para as famílias.

“A expectativa é muito grande, porque essas meninas estão realizando um sonho que é se ver num palco, num teatro, com toda a caracterização e responsabilidade de um personagem. Os pais e as famílias vão se sentir agraciados com esse espetáculo, que está muito emocionante. Para nós da coordenação, é uma felicidade perceber que estamos proporcionando a realização desse sonho. Com certeza será um dia muito especial para todos”, finalizou.

Ficha técnica

O espetáculo “O Voo da Bailarina” é composto por 274 dançarinas, que serão divididas em grupos conforme a sessão e as cenas da história musical. Dez meninas são protagonistas, sendo cinco para cada sessão.

Protagonistas: Lyvia dos Anjos Vidal, Lara Cecília da Silva Teixeira, Kayra Hanna Morais Sousa, Greice Wanessa Sanchez Alfonso, Josemith Valentina Urosa Gonzalez; Isabelly da Silva Bessa, Fernanda Lyara Fernandes Soares, Maria Eduarda Martins da Silva, Valentina Abreu Guerreiro e Ana julia Almeida Queiroz da Silva.

Além disso, o espetáculo conta com os coreógrafos Elisnaira Vieira Silva, Célio Magalhães Costa, Whisley Alleff Alexandre da Silva, Isnaíra Menezes, Fernanda Brasil de Oliveira, Moisés Freitas da Silva e Joandson Jorge Pereira Marques.

Bruna Cássia

Veja também

Topo