Obras do Centro de Radioterapia de Roraima serão retomadas em dezembro deste ano

Senador Hiran Gonçalves questionou ministra Nísia Trindade em reunião de comissão conjunta em Brasília. – Foto: Ascom Parlamentar

Durante a reunião da Comissão Conjunta de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos (CDH) nesta quarta-feira, 25, o senador da República por Roraima Dr. Hiran Gonçalves (Progressistas) questionou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre a retomada das obras do Centro de Radioterapia em Roraima.

A chefe da Pasta da Saúde Nacional respondeu com entusiamo. “A obra será retomada e concluída para garantir o tratamento de radioterapia em Roraima, será retomada em dezembro. O senador Hiran, desde quando assumi, ele vem colocando essa questão e tenho essa boa notícia”, disse Nísia Trindade.

A notícia ocorre após retomada do processo pelo Ministério da Saúde este ano. Conforme explicou Nísia, o MS precisou abrir licitação e que o período é de análise documental.

Localizado no anexo ao Hospital Geral de Roraima (HGRR), no bairro Mecejana, o Centro de Radioterapia encontra-se “invadido” por imigrantes venezuelanos. A estrutura e o terreno foram tomados por construções improvisadas, abastecidos por ligações clandestinas de água e energia.

O Centro de Radioterapia de Roraima está com as obras paradas há mais de oito anos. Em 2012, o Ministério da Saúde ampliou os serviços de tratamentos oncológicos no País após publicação da Portaria MS nº 931/2012 com a implantação do Plano de Expansão de Radioterapia do SUS.

Roraima foi contemplada no Plano por intermédio do HGRR. Seis anos depois, em 21 de junho de 2018, o presidente da República e o ministro da Saúde à época estiveram no Estado para assinatura de Ordem de Serviço para o início das obras com investimento inicial de R$ 10 milhões.

Contudo, com o passar do tempo, a empresa contratada para levantamento da obra identificou erros no projeto. As obras paralisaram. “Quando começaram os problemas eu cobrei do Ministério da Saúde e tive a garantia do secretário de Ciência e Tecnologia para recomeçar essa obra no início de dezembro”, disse Hiran Gonçalves.

O parlamentar possui documentos que comprovam a cobrança de informações e explicações sobre o andamento das obras do Centro de Radioterapia de Roraima. Desde 2015, Gonçalves, à época deputado Federal, encaminhou ofícios ao Ministério da Saúde, a Procuradoria-Geral da República e a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima em busca de esclarecimentos.

“Lutei muito para levar um Centro de Radioterapia, para meados do ano teremos essa obra pronta. Ela está em 44% pronto e espero que logo possamos dar satisfação para comunidade que precisa tanto”, exclamou Hiran Gonçalves.

Neste ano, já senador da República, Hiran Gonçalves encaminhou documento, em fevereiro, ao Ministério da Saúde onde relatou a invasão por imigrantes venezuelanos, tomado ciência (resposta) em março.

 

Veja também

Topo