O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), realizou o repasse de aparelhos de laringes eletrônicas para 12 pacientes oncológicos. O item é essencial para proporcionar maior autonomia às pessoas que foram submetidas ao procedimento de laringectomia total.
A laringectomia total é um procedimento cirúrgico realizado para o tratamento do câncer de laringe. A cirurgia consiste também na retirada das pregas vocais.
A entrega dos aparelhos foi realizada na manhã desta quinta-feira, 29, no auditório do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Fonoaudiologia da Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima) com o apoio da CGAE (Coordenadoria Geral de Assistência Especializada) da Sesau.
“A Secretaria de Saúde, com o empenho da equipe técnica e administrativa, conseguiu esse aval para que as laringes eletrônicas fossem adquiridas em tempo hábil. Lembrando que tem pacientes desde 2016, aguardando esse aparelho”, destacou a coordenadora da CGAE, Léa Maria Sversut.
A fonoaudióloga e coordenadora do GAL (Grupo de Acolhimento ao Paciente com Câncer de Cabeça e Pescoço) da Unacon-RR, Fernanda Ross, ressalta que os aparelhos vão contribuir para a reintegração dos pacientes na sociedade.
“Os pacientes têm muita dificuldade em socializar, em desenvolver atividades da vida diária, como se comunicar. E a laringe eletrônica é mais um método de reabilitação fonatória, mais um método de trazer uma nova voz para eles”, frisou.
A eletrolaringe é um equipamento portátil que funciona com baterias recarregáveis. Ela possibilita a emissão de uma onda sonora contínua, formando palavras através dos órgãos articuladores como lábios, língua e dentes.
Além dos aparelhos, a CGAE fez o repasse de equipamentos utilizados no ambulatório da Unacon-RR para a reabilitação dos pacientes com dificuldades de mastigar, comer e abrir a boca, ou qualquer tipo de alteração decorrente do procedimento de radioterapia na região da cabeça e pescoço.
“Esse é um momento histórico, pois é a primeira vez que o estado fornece esses equipamentos. Os pacientes estão felizes e reunidos aqui para fazermos essa entrega”, reforçou Fernanda.
O paciente José Aguiar da Silva foi um dos 12 contemplados com a eletrolaringe. Ele descobriu que tinha câncer em 2021, e em quatro meses passou por duas cirurgias, sendo a segunda para tirar o tumor por completo, ocasionando a perda da habilidade da fala.
Segundo a filha do paciente, Alexandra Salazar, foi necessário solicitar um TFD (Tratamento Fora do Domicílio) para fazer as sessões de radioterapia e assim completar o seu tratamento.
Ela agradece todo o apoio que seu pai recebeu do Governo de Roraima para a realização das cirurgias, do tratamento fora do Estado, e agora, que está com o novo aparelho.
“Ele foi bem recebido pelo hospital, quando saímos [da cirurgia] teve até alimentação por sonda que o governo forneceu por três meses. Meu pai hoje está curado e recebendo a laringe para poder falar, realizando o sonho dele de falar novamente”, completou.
Suyanne Sá