O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) realizou 806 abordagens a veículos durante a Operação de Carnaval no período de 17 a 21 deste mês. Nesses dias de folia, foram registradas seis mortes no trânsito, enquanto no ano passado foram duas vítimas fatais.
O trabalho de fiscalização contou com efetivo de 84 agentes de trânsito e ocorreu em Boa Vista e nas rodovias estaduais. Nos cinco dias de folia, foram registrados 478 autos de infração, sendo 360 autuações em Boa Vista e 118 no interior do Estado. Foram apreendidos 72 veículos, sendo 35 carros e 37 motocicletas.
Quanto às infrações, 117 são condutores que estavam sem o cinto de segurança; 63 documentos de circulação em atraso; 56 sem CNH; 19 fazendo uso do celular; cinco com CNHs vencidas, e outras infrações somam 56.
A ação de fiscalização se estendeu ainda às autuações referentes ao artigo 165 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito), referente à Lei Seca. Foram autuados 44 motoristas que estavam sob efeito de bebida alcoólica.
O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, informou que o trabalho do órgão foi intenso, registrando grande circulação de pessoas nas ruas durante o período de carnaval.
“Esse movimento talvez se deu porque nos últimos dois anos não tivemos carnaval por conta da pandemia. Um dado que chamou a atenção é relativo à não utilização do cinto de segurança, em que tivemos 117 infrações, o que demanda uma extrema atenção da população. Principalmente porque neste ano ocorreram seis mortes, e no ano passado foram duas mortes”, ressaltou Duarte.
Durante a Operação Carnaval 2023, o Detran-RR trabalhou de forma integrada com a SMST (Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito), a PMRR (Polícia Militar do Estado de Roraima) e a PCRR (Polícia Civil de Roraima).
Educação
Ainda nos dias de carnaval, a equipe da DPET (Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito) do Detran realizou ação junto aos foliões, levando orientações, distribuição de material educativo e de etilômetros descartáveis.
A equipe contou com oito pessoas que orientaram cerca de dois mil foliões entre o corredor da folia na avenida Ville Roy e nas praças Chico do Carneiro, Cabos e Soldados e Aderval da Rocha (ao lado da praça Germano Sampaio).
Edilson Rodrigues