Operação Paz: PCRR prendeu 80 pessoas e apreendeu 690 quilos de drogas em três meses de ação

Durante esse período, 70 policiais civis estiveram ativamente envolvidos em diversas frentes de trabalho. – Fotos: Ascom/PCRR

Após três meses em que a Operação Paz foi lançada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), a PCRR (Polícia Civil de Roraima) apresentou o resultado dos trabalhos desenvolvidos pela Instituição no Estado. Encerrada em 20 de dezembro, a operação resultou na prisão de 80 indivíduos por diversos crimes, além da apreensão de 690 quilos de drogas.

Durante esse período, 70 policiais civis estiveram ativamente envolvidos em diversas frentes de trabalho, tanto na capital quanto no interior. Na DGH (Delegacia Geral de Homicídios), 30 inquéritos foram instaurados, sendo que 29 deles foram concluídos, alcançando um impressionante índice de resolução de casos de 93%. As ações conduziram a 166 intimações, 282 oitivas e a elaboração de 136 relatórios resultantes das missões executadas.

Ao longo dos três meses, a Operação Paz apreendeu quatro armas de fogo, 705 munições e executou 48 ações de Inteligência Policial. As atividades culminaram no cumprimento de mandados de prisão para 80 pessoas e na apreensão de dois adolescentes, sendo 37 dos mandados relacionados a mortes violentas e os demais a outros crimes.

Ainda foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 11 medidas cautelares foram representadas por autoridades policiais. A operação também contemplou 42 tipos de perícias criminais, incluindo locais de crimes, balística em armas, projéteis, equipamentos como celulares e informática, além de drogas, entre outros.

De acordo com informações da Delegada-Geral em exercício, Darlinda de Moura Viana, a Operação Paz é uma ação conjunta coordenada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), em 11 Estados da Federação, com o objetivo de reforçar os esforços já em andamento pelo Governo de Roraima para reduzir os IMVI (Índices de Mortes Violentas Intencionais).

Em Roraima foi realizada em 15 municípios, sendo coordenada pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública) e envolveu a Polícia Civil, a PMRR (Polícia Militar de Roraima), o CBMRR (Corpo de Bombeiro Militar de Roraima), a PP (Polícia Penal), por meio da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

“Consideramos que o resultado da Operação Paz na Polícia Civil atingiu o objetivo proposto, concentrando esforços no combate à criminalidade. Os dados ainda estão sendo consolidados, mas percebemos um empenho significativo dos policiais designados para o cumprimento da Operação em promover a segurança e a tranquilidade da população. A redução nos índices de crimes violentos é notável, refletindo não apenas o comprometimento da equipe, mas também a eficácia das estratégias adotadas. A Operação Paz representa um marco importante na cooperação entre as instituições de segurança em Roraima, reforçando o compromisso conjunto de garantir um ambiente mais seguro e protegido para todos os cidadãos”, ressaltou.

 

 

Veja também

Topo