A Assembleia Legislativa do Estado (ALERR) homenageou 15 professores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) nesta segunda-feira, 20, com a entrega da Comenda Orgulho de Roraima. A cerimônia ocorreu durante sessão especial no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.
A proposta é de autoria do deputado Marcelo Cabral (Cidadania). Conforme o parlamentar, o objetivo é reconhecer a atuação dos pesquisadores em prol da educação, ciência e desenvolvimento do Estado e país.
“Essa comenda é dada a pessoas especiais, que ajudaram a construir e contribuíram para o desenvolvimento do Estado, então não poderia ser diferente. Nós a concedemos aos doutores que ajudaram a formar tanta gente e ensinaram tantas pessoas. Eles merecem muito mais. Essa homenagem é de todos os deputados desta Casa, que valorizam e contribuem para o ensino em Roraima”, disse o parlamentar.
Para o reitor da UFRR, professor doutor José Geraldo Ticianelli, a honraria contribui para a valorização dos pesquisadores da instituição, que, apesar das dificuldades enfrentadas pela educação, tanto contribuem para a ciência.
“Ser reconhecido pela Assembleia Legislativa é uma honra muito grande. É o reconhecimento de um trabalho diário, difícil e sem recursos, associado à pior pandemia da última década. Mesmo assim, podemos estar presentes em pesquisas internacionais. O intuito da pesquisa é encontrar soluções para a sociedade, responder dúvidas e trazer produtos que facilitem o trabalho em diversas áreas. O trabalho desses 15 professores e professoras agregou valor à nossa sociedade”, afirmou o reitor.
Professor do curso de Biologia da UFRR, o homenageado Rafael Boldrini já trabalhou na descoberta de 25 novas espécies de insetos no Estado. Segundo o cientista, a honraria serve de incentivo e motivação para que os profissionais continuem desempenhando o trabalho.
“Trabalhamos com o reconhecimento de espécies de insetos. Vamos a campo, coletamos os insetos, levamos para o laboratório e verificamos se são diferentes das espécies conhecidas pela ciência. No período em que estou em Roraima, já reconhecemos cerca de 25 novas espécies no Estado. Esse reconhecimento é importante para nós, cientistas, que, às vezes, nos sentimos desvalorizados devido à falta de recursos para fazer nosso trabalho. E quando recebemos um prêmio como esse, ficamos muito felizes”, disse o professor.
Receberam a comenda Orgulho de Roraima os professores Luiz Alberto Pessoni; Paulo Roberto Ribeiro Rocha; Rafael Boldrini; Valdinar Ferreira Melo; Waldener Endo; Rubens Savaris Leal; Adriana Flach; Marco Vital; Leandro Camargo Neves; Rodrigo Schutz Rodrigues; Júlio Cesar Fraulob Aquino; Sandra Cátia Pereira Uchoa; Manuela Berto Pucca; Wellington Farias Araújo e e Fabiana Granja.
Juliana Dama