Em alusão ao mês de prevenção e sensibilização sobre o câncer de mama e o colo uterino, a Sesau (Secretaria de Saúde) iniciou nesta quarta-feira, 18, uma ação voltada para as servidoras da pasta.
O ônibus da Saúde da Mulher Itinerante estará presente no estacionamento da Sesau até sexta-feira, 20, oferecendo os serviços oferecidos pela unidade móvel incluindo preventivo, consulta ginecológica, exames de mamografia e ultrassonografia.
Para ter acesso aos atendimentos, os interessados deverão apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência, carteira do SUS).
“A Sesau prioriza e sabe da importância dos exames e ainda mais para suas funcionárias, para que estejam bem de saúde e que sirva de exemplo para as demais mulheres da população”, afirmou o secretário-adjunto da Sesau, Edson Castro.
A recepcionista do setor de Coleta do Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), Fabrícia Souza, soube da ação através do grupo de servidoras, e aproveitou para cuidar da sua saúde.
“Achei muito interessante essa atenção especial às servidoras. Vou fazer os exames para cuidar da minha saúde, que é primordial”, destacou a servidora.
Hospital Geral
A Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade Oncológica de Roraima) iniciou na segunda-feira, 16, a programação em comemoração ao Outubro Rosa com atendimentos de prevenção direcionados às servidoras do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).
Os atendimentos serão realizados até o dia 20 no ambulatório da Unacon-RR, com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer do colo de útero e o câncer de mama. A expectativa é de realizar até 200 atendimentos.
Entre os serviços oferecidos estão ultrassonografia mamária, coleta de preventivo, atendimento de fisioterapia, avaliação pélvica, acupuntura e consulta com mastologista. Além disso, as pacientes receberão acompanhamento e avaliação médica.
Segundo dados do Same (Serviço de Arquivo Médico e Estatística), de janeiro a agosto deste ano, a unidade recebeu 101 novas pacientes diagnosticadas com o câncer de mama no estado, enquanto que para o câncer de colo uterino deram entrada 50 pacientes.
“A questão mais importante para conscientizar as mulheres é fazer com que elas busquem uma avaliação para um diagnóstico precoce, quanto mais precoce o diagnóstico menos agressivo são os tratamentos e a chance de cura pode chegar até 100%”, afirmou o coordenador da Unacon-RR, Anderson Dalla Benetta.
A técnica de enfermagem Adriamara da Silva aproveitou seu tempo livre durante o dia agitado de trabalho para se prevenir. Ela destacou a importância dos cuidados e a comodidade de poder ter esse atendimento dentro da própria unidade de saúde.
“Agendamos previamente as consultas e hoje estou passando para realizar o preventivo, durante essa semana ainda vou fazer ultrassom de mama, vou passar com a mastologista e fazer outros exames”, ressaltou a servidora.
Maternidade
O HMI (Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth) também preparou uma programação especial para suas servidoras através de palestras voltadas para a conscientização do câncer de mama e de colo uterino. As ações iniciaram no dia 10 com uma palestra sobre autocuidado e uma oficina de maquiagem, e outra na última terça-feira, 17.
“São informativos justamente para trabalhar a conscientização, a importância do autoexame e a prevenção do câncer de mama. E na última semana teremos uma ação educativa voltada para as pacientes e acompanhantes”, afirmou a diretora interina do setor de Ensino e Pesquisa da Maternidade, Joyce Leda,.
O HMI realizará ainda uma blitz educativa com a pacientes internadas na unidade e suas acompanhantes, no dia 27, para alertar sobre a importância da prevenção e de um diagnóstico precoce.
Serviços noturnos
As servidoras estaduais têm acesso em horário estendido do CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin), a partir das 18h, de segunda a quinta-feira. Nos serviços noturnos estão ginecologia geral, mastologia geral, nutrição, dermatologia, fisioterapia, pilates, coleta de preventivo, e havendo a necessidade é feito o exame de ultrassonografia, e fisioterapia em uroginecologia.
Para abrir o prontuário, é preciso comparecer ao SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatística) da unidade durante o dia, das 7h às 18h, com os documentos em mãos, incluindo o cartão do SUS, RG, CPF, comprovante de residência, e também um crachá ou declaração do RH (Recursos Humanos) constatando que se trata de uma servidora. A unidade fica na avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 1632, Aparecida.
Suyanne Sá