Pacaraima: Conselho de Saúde aprova relatórios Anual e de Gestão do ex-secretário

O secretário municipal de saúde de Pacaraima, Simeão Peixoto, participou da reunião e disse que pretende implantar um Plano de Saúde Municipal que não perca continuidade com a troca de gestores. – Foto: Ascom/PMP

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 10, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Pacaraima, foram apresentados para aprovação ou rejeição pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), o Relatório Anual de Gestão e Relatório Detalhado Quadrimestral Anterior (RDQA), do 3º quadrimestre 2022, do ex-gestor municipal da saúde de Pacaraima, Giordano Sobral de Almeida.

O atual secretário municipal de saúde de Pacaraima, Simeão Peixoto, fez a abertura da reunião com os encaminhamentos. Do CMS participaram a presidente, Diularneide da Silva Macuxi, a Secretária Executiva,Sueny Silva Ferreira e demais conselheiros. A assessora técnica, Eliene Lopes da Silva realizou a apresentação dos relatórios contábeis e informou que os incluiu no portal DigiSUS, por uma questão de maior e melhor transparência.

Simeão Peixoto falou do início da sua gestão com a equipagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que já estavam em andamento, as quais deu continuidade e também do retorno do cronograma de ações de atendimentos nas comunidades indígenas. Também citou a organização do fluxo de atendimentos aos moradores da sede, dos migrantes venezuelanos e dos indígenas de Pacaraima e afirmou que pretende alinhar os trabalhos da Semsa com o CMS, trabalhar para harmonizar a parceria com a Sesau e a Operação Acolhida.

O gestor também disse que quer implantar um Plano de Saúde Municipal, que continue atuando independentemente da troca de gestores. Também discorreu sobre os problemas verificados no cenário da saúde municipal como, por exemplo, a falta de comunicação em rede da Semsa com os sistemas do Ministério da Saúde. Ele informou que servidores da Semsa estão sendo capacitados para suprir essa demanda.

Simeão ainda citou o não cumprimento das parcerias realizadas com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e disse que, em breve, pretende realizar uma reunião com os sete polos da entidade, para alinhar e definir o papel de cada ente nos acordos.

Na ocasião, informou sobre a vinda pela primeira vez desde 2018, de um servidor da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, Webster Pereira, à Pacaraima para verificar in loco a situação problemática da saúde. Ainda relatou que no próximo dia 17 de agosto de 2023, também de forma inédita, será realizada a visita de um presidente do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad Hamida. O secretário municipal de Saúde aproveitou para convidar todos os conselheiros a recepcionarem o presidente do Conasems.

“Pacaraima precisa ser visto de outra forma dentro do Ministério da Saúde, deoutros ministérios e entidades”, enfatizou Peixoto.

A assessora técnica, Maysa Lima, respondeu as ponderações e questionamentos dos conselheiros presentes. Por fim, os relatórios foram aprovados por unanimidade, sem ressalvas.

Márcio Coelho

 

Veja também

Topo