Na quinta-feira, 17, o município de Pacaraima recebeu a visita do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad Hamida, e a comitiva do Conselho de Secretarias Municipais de Roraima (Cosems-RR).
O convite foi feito pelo secretário de saúde de Pacaraima, Simeão Peixoto, ao presidente do Conasems, na realização do XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais realizadas no mês de julho de 2023, em Goiânia (GO).
Na programação da visita técnica constou uma reunião com o prefeito Juliano Torquato (Republicanos), o secretário de saúde, a comitiva do Cosems/RR e conselheiros municipais de saúde. Na pauta: o Programa “Mais Médicos” e o Plano Piloto do Ministério da Saúde.
“As dificuldades são muitas e calamitosas da saúde no município”, avaliou Simeão Peixoto. “A visita é de muita importância e agradeço a vinda do presidente do Conasems para verificar in loco a realidade pela qual passa Pacaraima”, ressaltou o prefeito Juliano Torquato.
De acordo com a Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Roraima (SEMS-RR), AndreiaOliveira, e mostrou preocupada com a situação do município.
“A nossa preocupação também é com a eventual saída das agências internacionais que atuam na saúde de Pacaraima, pois vai sobrecarregar mais ainda o município. Já que possivelmente a migração dos venezuelanos continuará pelos próximos 10 anos”, disse.
Hisham Hamida apresentou como sugestão, dois pontos principais: a organização da rede de atenção básica de saúde, pontuando quais as reais necessidades do município, realizando dessa forma um diagnóstico precisopara implementar um plano com metas, ações e resultados. Outro ponto seria usar a estrutura da Operação Acolhida (OPAC), numa parceria com as agências internacionais que por lá atuam.
“Vamos colocar o Conasems a disposição de Pacaraima. Já que nunca foi dada a atenção devida aos problemas na fronteira e do Sistema Único de Saúde [SUS]”, destacou.
Na reunião, foi tratado ainda sobre a falta de médicos em Pacaraima. Pois mesmo o município tendo sido contemplado com três vagas através do programa “Mais Médicos”, nenhum profissional quis assumir as atividades laborais. O Secretário de Saúde, Simeão Peixoto, informou que foi novamente solicitado formalmente mais 13 vagas, por meio do programa do Ministério da Saúde.
Outro assunto da pauta foi sobre a inclusão do município de Pacaraima, no Plano Piloto do Ministério da Saúde, que já se encontra em articulação com a Secretaria de Atenção Primária de Saúde (SAPS/MS).
O secretário de saúde de Pacaraima pontuou as ações realizadas durante os três primeiros meses de sua gestão, como a melhoria na comunicação com os parceiros da rede de atendimentos, entre os quais, a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau), OPAC, COSEMS e MS. Ainda a interligação em rede com o Ministério da Saúde.
Simeão Peixoto apontou problemas enfrentados pelo município, citando a insegurança fundiária, que influi diretamente na construção de um aterro sanitário, entre outros também de fundamental importância na área da saúde. Para finalizar, explicou de forma concisa, o fluxo na rede de saúde, que atendem os residentes da sede, das comunidades indígenas e os migrantes. Também a falta de cumprimento por parte da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), em relação ao que já fora acordado.
“Hoje é o começo de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conasems. Vamos seguir em frente para buscar soluções que melhorem a saúde em Pacaraima”, enfatizouHishamHamida, O presidente do Conasems prometeu voltar até o fim do ano.
Depois foram realizadas visitas aos componentes do Sistema Único de Saúde – SUS em Pacaraima: Unidade Básica de Saúde Alaíde do Carmo Bruce Fernandes (UBS da Pedra), Unidade Básica de Saúde Telmário Gouveia Coelho (UBS do Suapi), Hospital Estadual Délio de Oliveira Tupinambá (HDOT) e Operação Acolhida.
Márcio Coelho