A Secretaria de Saúde, por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), deu início na quarta-feira, 3, a uma capacitação para agentes de saúde que atuam em Pacaraima, município que faz fronteira com a Venezuela. O treinamento encerra-se na sexta-feira, 5.
Conforme a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira, a ação visa fortalecer a atuação da vigilância epidemiológica no Estado, para que os profissionais de saúde daquela localidade estejam preparados para dar respostas oportunas aos principais agravos e doenças notificados pelo município.
“Preparar as equipes dos municípios é uma das principais estratégias da vigilância em saúde da Sesau, principalmente nos municípios de fronteira”, destacou Valdirene.
Além dos servidores que atuam na Atenção Básica e Hospitalar do município, a ação conta ainda com a participação de representantes da OIM (Organização Internacional para as Migrações) e Operação Acolhida.
Outro efeito prático da capacitação é fazer com que o profissional possa identificar e reconhecer as mudanças do perfil epidemiológico do município, ajudando a gestão em saúde nas tomadas de decisões pertinentes à saúde pública.
Minervaldo Lopes