Pacientes oncológicas participam de roda de conversa alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Ideia foi realizar um momento de reflexão sobre o dia a dia das pacientes, em relação à rotina e autoestima delas durante o tratamento. – Fotos: Ascom/Sesau

Os principais aspectos do universo feminino foram temas de uma roda de conversa voltada para pacientes assistidas pelo Grupo de Apoio Psicossocial Girassol, da Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima).

Realizada na manhã desta segunda-feira, 6, no auditório do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), a atividade é alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que este ano será celebrado nesta quarta-feira, 8.

De acordo com a psicóloga da unidade, Nara Lisiane de Oliveira, a ideia foi realizar um momento de reflexão sobre o dia a dia das pacientes, em relação à rotina e autoestima delas durante o tratamento.

“É muito significativo que, nesse Dia Internacional da Mulher, nós possamos oferecer esse espaço de construção para as pacientes. É um momento em que elas podem olhar para si e perceberem a força que têm, a capacidade de resiliência de cada uma”, afirmou.

Para que as mulheres se sentissem mais confortáveis, a oncologista clínica da Unacon-RR, Cibelli Navarro, esteve presente para esclarecer dúvidas sobre as situações cotidianas enfrentadas pelas pacientes, principalmente nas questões relacionadas à saúde.

“A ideia é poder conversar, tirar dúvidas, conversar sobre acesso, sobre políticas públicas que cuidem da saúde das mulheres, exames de rastreamento, de prevenção e acolhimento”, disse.

A paciente Sandra Léa Tsukuda, 50, foi diagnosticada com o câncer de mama triplo negativo em 2020. Hoje, ela já está em seu segundo ano de controle da doença, fazendo questão de continuar a contribuir com as ações do grupo.

“O Grupo Girassol é como se fosse parte do nosso tratamento, porque, além de nos dar muita força, nós tiramos as dúvidas e dialogamos umas com as outras. Encontramos conforto em ouvir outras histórias, pois são pessoas que também podem precisar do nosso apoio”, ressaltou.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo