Em sessão extraordinária do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal de Roraima (Coldi-IFRR), nesta quinta-feira, 25, gestores da instituição receberam o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Rafael Rodrigues e o representante da Eletrobras José Luiz Leduc para discutir a implementação de uma ação do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal (EnergIF).
Esse programa, do Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo incentivar ações de eficiência energética e geração de energia por meio de fontes renováveis não apenas nas instituições vinculadas ao MEC, mas também em outras mediante pesquisa e formação de profissionais para esses setores. A ação a ser implementada nas unidades do IF em Roraima consiste na instalação de um sistema contínuo de informações e diagnóstico em tempo real do consumo de energia elétrica na Reitoria e nos cinco campi da instituição.
Conforme Rodrigues, o projeto já existe há mais de dez anos em Santa Catarina e agora, por meio do EnergIF, poderá ser estendido a toda a Rede Federal. “Estamos priorizando as regiões Norte e Nordeste, começando pela Região Norte. Sabemos que Roraima tem uma realidade de algumas dificuldades na qualidade do fornecimento de energia elétrica e temos muita convicção de que esse sistema vai ajudar não só a monitorar o consumo para que o IFRR consiga otimizar o uso desse recurso como também avaliar com mais critério a qualidade de energia elétrica entregue para os campi e para a Reitoria”, explicou.
Ainda segundo o professor, a expectativa é que, em um intervalo curto de tempo, as seis unidades do instituto sejam atendidas. Para tanto, o projeto contará com o fomento da Eletrobras. Mas, antes disso, será montado um Grupo de Trabalho local com 4 professores e 2 técnicos administrativos do IFRR para início dos trabalhos logísticos e de adaptações locais para as instalações. A assinatura do termo de parceria ocorrerá após a finalização dessas etapas.
A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, destacou a importância da iniciativa. “Hoje o Colégio de Dirigentes se reuniu e deliberou pela adesão. Com isso, implantaremos na nossa instituição esse sistema que diagnosticará em tempo real o consumo de energia de todas as unidades do IFRR. Esse monitoramento é importante no sentido de se obter um padrão de análise para, assim, compreender onde estão os pontos de ineficiência, tornando mais fácil identificar a melhor estratégia para a eficiência energética e a redução de custos”, disse.