Parlamentares federais conhecem potencial econômico de Roraima em visita ao Estado

Parlamentares receberam o receberam o Mérito Forte São Joaquim e participaram da agenda do governador Antonio Denarium. – Fotos: Ederson Brito

Nesta segunda-feira, 13, o governador Antonio Denarium recebeu parlamentares federais que visitaram Roraima para cumprir uma agenda de visitas e para conhecer os potenciais econômicos do Estado.

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, a senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o senador e ex-ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o deputado federal Dr. Luizinho vieram a Roraima e, durante o dia da visita, receberam medalhas do Mérito Forte São Joaquim, participaram de agenda política, conheceram agentes do agronegócio local e visitaram o Parque de Exposições Dandãezinho, onde ocorre a Expoferr Show 2023 a partir desta terça-feira, 14.

Na manhã, os parlamentares foram recepcionados pelo governador Denarium no Palácio Senador Hélio Campos e receberam o Mérito Forte São Joaquim, maior distinção atribuída pelo Estado, que é concedida a pessoas que se destacaram por relevantes serviços prestados à Roraima.

O chefe do Executivo afirmou que foi um dia muito importante e de alegria pela oportunidade de homenagear pessoas fundamentais para a construir políticas e ações em benefício da população roraimense.

“É um privilégio outorgar a Ordem do Mérito Forte São Joaquim para estes parlamentares que, mesmo não representando Roraima formalmente, contribuíram muito ao longo dos últimos anos com articulações em Brasília para o sucesso das ações do nosso Governo”, afirmou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, declarou que ficou feliz por participar do momento em que Roraima expõe todo o potencial de crescimento e como vitrine de oportunidades.

“Me sinto honrado pela condecoração e reforço que estamos trabalhando para diminuir as diferenças regionais estruturantes. É isso que fazemos em Brasília: votamos ouvindo a todos. O governador Denarium é nosso parceiro e a bancada de Roraima tem integrantes de muita qualidade. Mantemos sempre um diálogo constante e buscamos atender todas as demandas solicitadas”, ressaltou.

Além dos agraciados, estiveram presentes na solenidade o senador Hiran Gonçalves, o vice-governador Edilson Damião, além de deputados federais, estaduais, secretários e presidentes da estrutura governamental.

Agroindústria roraimense

Acompanhado do presidente da Câmara Federal e dos parlamentares, o governador visitou as instalações da primeira agroindústria de Roraima. A comitiva aproveitou para conhecer o potencial produtivo do empreendimento voltado à sojicultura, que produz e faz envasamento de óleo refinado e farelo de soja.

A comitiva parlamentar conversou entendeu o processo de plantação e produção do farelo de soja, subproduto para exportações e matéria-prima utilizada na produção de proteínas para alimentos de animais.

“A comitiva percebeu nossa plena expansão econômica e compreendeu que Roraima é um Estado que cresce, desenvolve e gera oportunidades”, destacou Antonio Denarium.

Entrega da títulos

O chefe do Executivo e os parlamentares seguiram para conhecer a estrutura montada para a Expoferr Show 2023, no Parque de Exposições Dandãezinho.

No local ocorreu uma entrega de títulos definitivos para proprietários de Boa Vista, Cantá, Iracema, Amajari e Caracaraí. A soma equivale a cerca de 10 mil hectares de terra.

“O Governo de Roraima avança na regularização fundiária. Já entregamos cerca de 12 mil títulos rurais, urbanos e no Distrito Industrial também. Temos o maior programa de regularização fundiário da história, o Aqui tem Dono”, declarou.

O jovem médico veterinário e produtor, Lucas Alfredo, que possui uma propriedade no município do Amajari, agradeceu por ter recebido o título definitivo após dois anos de espera.

“O Governo Estadual está conseguindo dar toda regularização fundiária que o produtor precisa. É segurança jurídica para que a gente consiga levantar crédito pelo banco e desenvolver nossas técnicas e melhorar a produtividade e desenvolver o mercado. E dessa forma eu quero agradecer pelo trabalho e dizer que Roraima é uma terra que vale a pena”, disse.

Júlia Rocha e Wesley Oliveira

 

Veja também

Topo