Parlamento Jovem conclui ciclo de treinamento para mesários e avança para semana final de campanha

Por cinco dias, equipes de projeto da Assembleia Legislativa e TRE capacitaram jovens voluntários a mesários. – Fotos: Alfredo Maia/Jader Souza

O projeto Parlamento Jovem, da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima, concluiu nesta sexta-feira, 11, a fase de capacitação e treinamento de mesários voluntários para auxiliarem nas eleições de 18 de agosto. A fase contou com a atuação de técnicos judiciários do TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima).

Foram mais de 100 jovens atendidos com informações sobre organização do colégio eleitoral, competências e atribuições do mesário, bem como o processo de segurança da urna eletrônica, funções de cada tecla, como votar e como encerrar a votação no local. O projeto avança para a semana final antes das eleições, a ocorrer em 18 de agosto, em seis escolas estaduais participantes: Colégios Estaduais Militarizados Wanda David Aguiar, Dr. Rittler Brito de Lucena e Camilo Dias; e nas Escolas Estaduais Hildebrando Ferro Bittencourt, Major Alcides e Ana Libória.

Deputado Soldado Sampaio

“Estamos trazendo esses jovens para dentro do Parlamento onde vão vivenciar, na função de parlamentares jovens, propor projetos nas áreas de saúde, educação, segurança, social, políticas públicas voltadas à juventude e inserir estes jovens no debate político”, enfatizou sobre o principal papel do projeto Parlamento Jovem, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

Sampaio destacou que o Parlamento Jovem é a oportunidade para que estas pessoas compreendam o papel dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. “É uma eleição firmada com a Secretaria Estadual de Educação e com o TRE, inclusive eles vão votar na urna eletrônica, terão o contato com a urna eletrônica e será eleito quem se destacar”, complementou.

Kerolyne da Silva

O incentivo para a estudante Kerolyne da Silva participar como mesária no Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias surgiu em casa. “Minha mãe foi mesária nas eleições passadas e isso me deu vontade de participar”.

Para o colega Nailson Conceição, do 3º ano do ensino médio, a responsabilidade de participar de um pleito pesa. “Experiência nova, estou um pouco nervoso, mas vamos que vamos, novos conhecimentos e ajudar os colegas”, disse ele.

De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto Parlamento Jovem, Karen Barroso, a empolgação dos estudantes ocorre de todos os lados, desde a capacitação até a campanha.

Nailson Conceição

“Estamos vendo como os alunos trabalham nas escolas, como a escola dá suporte aos estudantes e faz eles se movimentarem, tem aluno com santinho, com cartazes”, salientou.

O Parlamento Jovem

Iniciado em julho deste ano, o Parlamento Jovem tem a proposta de sensibilizar os jovens para que participem ativamente da política de Roraima. Em parceria com a SEED e TRE, mobilizou estudantes do 1º do Ensino Médio, com até 18 anos, a concorrerem a uma das 24 vagas como deputados/as estaduais, de seis unidades de ensino em Boa Vista. Estes jovens vivenciarão a rotina parlamentar nos meses de setembro e outubro.

O período de campanha ocorre de 7 a 17 de agosto. As eleições, com apoio do TRE, acontecem no dia 18 e a diplomação dos eleitos está prevista para 23 de agosto, a partir das 10h, na sede do Poder Legislativo.

Yasmin Guedes

 

Veja também

Topo