O projeto Parlamento Jovem, da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima, concluiu nesta sexta-feira, 11, a fase de capacitação e treinamento de mesários voluntários para auxiliarem nas eleições de 18 de agosto. A fase contou com a atuação de técnicos judiciários do TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima).
Foram mais de 100 jovens atendidos com informações sobre organização do colégio eleitoral, competências e atribuições do mesário, bem como o processo de segurança da urna eletrônica, funções de cada tecla, como votar e como encerrar a votação no local. O projeto avança para a semana final antes das eleições, a ocorrer em 18 de agosto, em seis escolas estaduais participantes: Colégios Estaduais Militarizados Wanda David Aguiar, Dr. Rittler Brito de Lucena e Camilo Dias; e nas Escolas Estaduais Hildebrando Ferro Bittencourt, Major Alcides e Ana Libória.
“Estamos trazendo esses jovens para dentro do Parlamento onde vão vivenciar, na função de parlamentares jovens, propor projetos nas áreas de saúde, educação, segurança, social, políticas públicas voltadas à juventude e inserir estes jovens no debate político”, enfatizou sobre o principal papel do projeto Parlamento Jovem, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
Sampaio destacou que o Parlamento Jovem é a oportunidade para que estas pessoas compreendam o papel dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. “É uma eleição firmada com a Secretaria Estadual de Educação e com o TRE, inclusive eles vão votar na urna eletrônica, terão o contato com a urna eletrônica e será eleito quem se destacar”, complementou.
O incentivo para a estudante Kerolyne da Silva participar como mesária no Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias surgiu em casa. “Minha mãe foi mesária nas eleições passadas e isso me deu vontade de participar”.
Para o colega Nailson Conceição, do 3º ano do ensino médio, a responsabilidade de participar de um pleito pesa. “Experiência nova, estou um pouco nervoso, mas vamos que vamos, novos conhecimentos e ajudar os colegas”, disse ele.
De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto Parlamento Jovem, Karen Barroso, a empolgação dos estudantes ocorre de todos os lados, desde a capacitação até a campanha.
“Estamos vendo como os alunos trabalham nas escolas, como a escola dá suporte aos estudantes e faz eles se movimentarem, tem aluno com santinho, com cartazes”, salientou.
O Parlamento Jovem
Iniciado em julho deste ano, o Parlamento Jovem tem a proposta de sensibilizar os jovens para que participem ativamente da política de Roraima. Em parceria com a SEED e TRE, mobilizou estudantes do 1º do Ensino Médio, com até 18 anos, a concorrerem a uma das 24 vagas como deputados/as estaduais, de seis unidades de ensino em Boa Vista. Estes jovens vivenciarão a rotina parlamentar nos meses de setembro e outubro.
O período de campanha ocorre de 7 a 17 de agosto. As eleições, com apoio do TRE, acontecem no dia 18 e a diplomação dos eleitos está prevista para 23 de agosto, a partir das 10h, na sede do Poder Legislativo.
Yasmin Guedes