Partidas emocionantes marcam a 2ª edição da Copa Internacional George Steffensson Barros

A seleção roraimense adulta de voleibol se sagrou campeã no masculino, vencendo a seleção do Amazonas de virada por 3×2 no TieBrack. – Fotos: FRV

A Federação Roraimense de Voleibol (FVR) realizou durante os dias 18, 19 e 20 de agosto a 2ª edição da Copa Internacional George Steffensson Barros, com a participação de equipes de quatro países, Guiana, Suriname, Trindade e Tobago e o Brasil, representado pelos estados de Roraima e Amazonas.

A seleção roraimense adulta de voleibol se sagrou campeã no masculino, vencendo a seleção do Amazonas de virada por 3×2 no TieBrack. O levantador e capitão da seleção, Wanderson Guilherme Xavier, destacou que o título veio devido a união e o foco do grupo de jogadores e da comissão técnica durante o torneio.

“Como levantador e capitão da equipe, eu tenho bastante responsabilidade sobre o jogo e eu tenho plena consciência de que se eu não jogar bem o time inteiro não joga bem. Então sempre tento entrar concentrado o máximo possível para ajudar minha equipe. Tenho excelentes companheiros de equipe, tenho um excelente técnico que ajuda tanto na parte tática, técnica, como também na psicológica. Então, não tem como entrar de outra forma sem ser com espírito de campeão”.

Já no feminino, a seleção sub-23 de Roraima foi quem saiu vitoriosa, conquistando o lugar mais alto do pódio na competição, contra a seleção do Suriname.

A cerimônia de abertura da 2ª edição da Copa Internacional George Steffensson Barros foi realizada no dia 18 de agosto, no ginásio Hélio Campos, e contou com a presença de personalidades ilustres como o técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino, Renan Dal Zotto e o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Radamés Lattari.

O CEO da FRV, Azuilo Brito, destacou a importância de trazer para o Estado ícones nacionais e internacionais do voleibol, para fortalecer o esporte.

“[…] Isso vai fortalecer, vai oportunizar, vai trazer conhecimento e qualificação para os nossos atletas, técnicos e os profissionais que trabalham no voleibol aqui no Estado de Roraima”.

Durante a abertura foi realizada uma apresentação de voleibol sentado, mostrando a adaptação do esporte para a inclusão de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Além disso, a noite foi marcada ainda pela entrega de homenagens da Federação Roraimense de Voleibol para o presidente da CBV, Radamés Lattari Filho, o Técnico da Seleção brasileira, Renan Dal Zotto, a secretaria do Setabre, Tânia Soares, o Dep. Federal, Defensor Stelio Dener, atleta referência de Roraima feminino, Ozenildes Alencar, o atleta referência de Roraima masculino, James Meirelles, e o ex-presidente da FRV, George Sterfson Barros.

“Eu quero agradecer a Confederação Brasileira de Voleibol, a Federação Roraimense de Voleibol, pela oportunidade de ter me convidado para ter o nome dessa competição e dizer que me sinto muito feliz por ver o voleibol roraimense aonde está, num lugar alto, de progressão. Hoje a Federação tem tantos garotos da categoria de base, infantil, juvenil, que fazem sucesso no Brasil. Técnicos bem qualificados, árbitros nacionais e isso mostra como o voleibol de Roraima tá crescendo”, ressaltou o ex-presidente da FRB, o ex-presidente da FRV, George Sterfson Barros.

Palestras e visitas institucionais

Além do torneio de voleibol, a FRV promoveu uma palestra para discentes, docentes, atletas e o público geral no Instituto Federal de Roraima (IFRR), com o técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino, Renan Dal Zotto, no dia 18 de agosto.

A palestra intitulada de “Como se faz um campeão” abordou sobre a carreira, o livro e o atual trabalho como treinador da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino.

“Foi prazer enorme poder compartilhar um pouco da minha experiência, estou há mais de cinquenta e dois anos no voleibol como atleta, técnico, dirigente e hoje técnico da seleção masculina e é muito bacana ver o brilho nos olhos dessa garotada. Não existe segredo para se tornar um campeão, mas existe trabalho, isso é um princípios e conceitos importantes que tem que fazer parte do nosso dia a dia”, ressaltou Renan.

O presidente da CBV, Radamés Lattari, destacou como a paixão roraimense pelo esporte vem fazendo com que Roraima alcance posições significativas dentro do cenário nacional.

“A Federação aqui de Roraima foi a federação que mais evoluiu nos últimos anos dentro do ranking das federações. Hoje Roraima tem três equipes participando da divisão especial dos nossos CBS. Então é muito importante a gente manter um contato permanente para que a federação continue evoluindo esse trabalho excelente que está sendo feito na base”.

Visita ao CAS

Na parte da tarde do dia 18 de agosto, o técnico da seleção e o presidente da CBV estiveram no Centro de Apoio Social (Cas) do Vila Jardim, localizado no bairro Cidade Satélite, para conhecer a unidade e conversar com os jovens que são atendidos pela instituição.

 

Veja também

Topo