Partidos já desenham o cenário político para eleições municipais em Roraima

Ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM (100,3), o senador Dr. Hiran falou sobre escolha de nomes para disputa nos 15 municípios do Estado e protagonismo de Jair Bolsonaro neste pleito. – Foto: Ascom Parlamentar

O senador Dr. Hiran Gonçalves (Progressistas-RR) concedeu entrevista na manhã deste domingo à apresentadora Cida Lacerda na Rádio Folha FM (100,3) e fez uma ampla avaliação sobre o cenário político de Roraima para as eleições municipais deste ano. O parlamentar destacou o protagonismo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e as articulações da base governista estadual para Capital.

Dr. Hiran pontuou a construção dos apoios políticos para definições de pré-candidatos nos 15 municípios do Estado, representantes da base governista estadual que reúne os partidos Progressistas, Republicanos, PL, PSD e União Brasil. Dois dos 15 municípios ainda não há um nome definido pelos partidos para disputa: São Luiz, Sul do Estado, e Mucajaí, há 57 quilômetros da Capital.

Dos nomes pré-definidos pela Base estão:

• São João do Baliza – Luiza Maura (Progressistas). Pré-candidatura à reeleição;

• Caroebe – Osmar Filho (Republicanos). Pré-candidatura à reeleição;

• Rorainópolis – Pinto do Equador (Republicanos). Assumiu a Gestão Municipal em 2023 após renúncia do ex-prefeito Leandro Pereira. Candidatura para reeleição;

• Caracaraí – Diane Coelho. Pré-candidatura para reeleição;

• Iracema – Edinho + Marlene (conversação para formar chapa);

• Amajari – Núbia Lima (Progressistas). Pré-candidatura para reeleição;

• Pacaraima – Marcelo Pereira (ex-secretário Estadual dos Povos Indígenas);

• Uiramutã – Síria (Progressistas);

• Normandia – Dr Raposo (Progressistas). Pré-candidatura para reeleição;

• Cantá – André Castro (Progressistas). Pré-candidatura para reeleição;

• Bonfim – Romualdo + Nonato (chapa);

• Alto Alegre – Professor Wagner (Republicanos).

Para Boa Vista, o maior colégio eleitoral de Roraima e a capital do Estado, as conversações continuam para definição do pré-candidato da Base governista. Contudo, nomes como a da deputada Catarina Guerra (União), do deputado Federal Nicoletti (União) e do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), estão em destaque no grupo.

O senador enfatizou a importância do apoio do governador Antonio Denarium (Progressistas) neste processo, devido a avaliação positiva da população. “A gente conversa com as pessoas e onde você vai o comentário é que o governador é um homem trabalhador e por isso é muito importante na construção desses nomes”, disse ele.

“Nas avaliações que a gente faz hoje temos como uma das pessoas mais viáveis a Catarina Guerra. É mulher, jovem, tem um discurso adequado, tem uma história na política muito boa, tem muitas ações sociais na capital e no interior. Ela é uma pessoa que está qualificada para representar na Prefeitura”, opinou o senador.

Esclareceu que o momento é de conversas e tão logo a Base deverá entrar em acordo na escolha de um nome oficial para disputar a Prefeitura de Boa Vista. Adiantou que em meados de março, o ex-presidente Jair Bolsonaro estará na Capital para encontros com as lideranças partidárias. “O ‘presidente’ Bolsonaro tem gratidão muito grande pelo Progressistas, Tereza Cristina, o ministro da Casa Civil que deu muita estabilidade, que deu tranquilidade foi o nosso ex-ministro Ciro Nogueira”, disse.

Emendas para o turismo

Outro ponto da conversa foi a assinatura da Ordem de Serviço para construção do Complexo Turístico na Serra do Tepequém, no município do Amajari. As obras serão realizadas com emendas de quase R$ 3 milhões destinadas por Dr. Hiran, enquanto deputado Federal.

Localizado a 207 quilômetros da Capital roraimense, a Serra do Tepequém, situada no município de Amajari ganhará, em breve, o primeiro Complexo Turístico com a construção do Pórtico, Mirante na Cachoeira do Paiva e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

“Tepequém é a nossa área turística de grande relevância e será um presente para população do Amajari, vai gerar emprego e renda, lazer e turismo em Roraima. Em Roraima já temos a pesca esportiva que é um evento internacional e vamos aproveitar a oportunidade dessas pessoas que estão vindo para divulgar o Tepequém e tornar como referência para quem gosta de aventura, um clima agradável um local extremamente belo e estaremos ajudando a desenvolver esta estancia turista em Roraima”, concluiu o senador.

 

Veja também

Topo