Partiu IF 2026 abre 40 vagas no Campus Bonfim do IFRR e garante auxílio financeiro para estudantes da rede pública

A iniciativa busca reduzir desigualdades educacionais, ampliar o acesso à educação pública de qualidade e fortalecer trajetórias escolares de jovens. – Fotos: Divulgação | IFRR

O Campus Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) publicou o edital de seleção do Partiu IF 2026, iniciativa que chega à sua segunda oferta na unidade, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão educacional de jovens da rede pública. Ao todo, são oferecidas 40 vagas para uma turma do curso de formação inicial e continuada (FIC) do projeto de extensão Partiu IF – 2ª Edição, no período vespertino.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, no período de 4 a 20 de fevereiro de 2026, neste link. Todas as informações do processo seletivo, incluindo edital, cronograma e documentos complementares, estão disponíveis no site oficial do IFRR

Podem participar estudantes do 9.º ano do ensino fundamental matriculados em escolas públicas e pertencentes aos grupos prioritários definidos pela Lei 12.711/2012. Ou seja, têm de estar cursando integralmente o ensino fundamental em escola da rede pública, pertencer a famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo, ser autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, ou pessoas com deficiência, e residir nos municípios contemplados pela oferta.

Totalmente gratuito, o curso tem como objetivo recompor aprendizagens essenciais, especialmente em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, preparando os estudantes para o ingresso e a permanência no ensino médio da Rede Federal. Como incentivo à participação e permanência no curso, os alunos selecionados receberão auxílio financeiro de 8 parcelas de R$ 200,00, destinado a apoiar despesas com transporte e alimentação. Essa iniciativa busca combater desigualdades educacionais, ampliando o acesso à educação de qualidade e promovendo a inclusão social.

Para garantir o direito ao auxílio financeiro, o estudante deve participar regularmente das aulas e das atividades pedagógicas propostas pela equipe pedagógica, docentes e monitores, conforme os horários previamente agendados, além de alcançar frequência mínima mensal de 75% na formação teórica e prática do curso.

O Partiu IF integra o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que tem como foco a inclusão educacional de estudantes em situação de maior vulnerabilidade social.

Rebeca Lopes

Veja também

Topo