Desde às primeiras horas desta quarta-feira, 25, a PCRR (polícia Civil de Roraima), por meios dos agentes lotados na DRE (Delegacia de Repressão ao Entorpecente) e DENARC (Departamento de Narcóticos), por determinação da Delegacia-Geral, participa da Operação “Efeito Helicóptero”, coordenado pela Polícia Civil de Pernambuco. Em vários estados brasileiro, a ação cumpre 66 mandados de prisão e 84 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, Sequestro de Veículos e Imóveis, Bloqueio Judicial de Ativos Financeiros e Criptoativos e Revogação do Registro e/ou Porte de Arma de Fogo, todos expedidos pelo Juízo da Quinta Vara Criminal da Comarca de Recife.
A 74ª Operação de Repressão Qualificada do ano da Polícia Civil de Pernambuco ocorre em parceria com a DIOPI (Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência) da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), por meio do Projeto Impulse, inserido no Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). Na Polícia Civil de Pernambuco a Operação Efeito Helicóptero está vinculada à DIM (Diretoria Integrada Metropolitana), sob a presidência do Delegado José Custódio, membro da FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado).
A investigação foi iniciada em outubro de 2022, com o objetivo de identificar e desarticular Organização Criminosa voltada à prática dos crimes de Tráfico de Drogas, Financiamento do Tráfico de Drogas e Lavagem de Dinheiro, com atuação em todo o Brasil.
Na execução da ação nesta quarta-feira, estão sendo empregados 340 Policiais Civis de Pernambuco, entre Delegados, Agentes e Escrivães, além de Policiais Federais e Civis dos Estados de Roraima, Amazonas, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso Do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Rio De Janeiro, Rio Grande Do Sul, Pará e Paraíba.
Em Roraima, os agentes da PCRR cumpriram dois mandados de busca e apreensão na casa de um alvo da operação, em dois endereços localizados no bairro Mecejana, Zona Oeste de Boa Vista. Na ocasião foram apreendidas mídias eletrônicas, que serão analisadas pela Polícia Civil de Pernambuco.