Em duas operações distintas de combate ao tráfico de drogas, agentes da PCRR (Polícia Civil de Roraima) lotados na DRE (Delegacia de Repressão à Entorpecentes) e no Denarc (Departamento de Narcóticos), inseridos na Operação PAZ, prenderam três pessoas em flagrante e apreenderam aproximadamente quatro quilos de drogas, entre skunk, cocaína e pasta base. As duas ações ocorreram
A primeira ação ocorreu nos bairros Liberdade e Pricumã, resultando na prisão em flagrante de R. A. R., de 18 anos e o mototaxista V. H. V. L. S., de 24 anos, por tráfico e associação para o tráfico de drogas.
Segundo a delegada da DRE, Francilene Lima Hoffmann de Vargas, os policiais estavam investigando os suspeitos por estarem atuando em conluio, em flagrante associação para a atividade criminosa para fins de tráfico de droga.
“Ficou evidenciado, durante as investigações, que V. H. V. L. S., fornecia entorpecentes para de R. A. R., que atuava guardando e vendendo a droga em sua residência no Bairro Liberdade. Os policiais presenciaram o momento em que V. H. V. L. S., entregou uma mochila para o jovem de 18 anos no Bairro Liberdade. Diante da comprovada negociação de droga os policiais seguiram V. H. V. L. S., até uma distribuidora de bebidas localizada no Bairro Pricumã e realizaram sua abordagem”, detalhou a delegada.
O investigado estava em uma motocicleta Honda Titan e, com ele, durante a revista, os policiais encontraram três pacotes de skunk e a quantia de R$ 270,00.
A delegada disse ainda que, na continuidade das diligências, os policiais retornaram ao endereço que o mototaxista acabara de sair no Bairro Liberdade, onde prenderam R. A. R., e apreenderam quatro pacotes de skunk, uma balança de precisão, um automóvel tipo Montana, que vinha sendo utilizado no tráfico de drogas, além de dois aparelhos de telefones celulares, sendo um do mototaxista, abordado na distribuidora no Bairro Pricumã.
Os dois envolvidos foram encaminhados à DRE e autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.
Tráfico intermunicipal
Na segunda operação, os agentes da DRE e do Denarc prenderam em flagrante o motorista R. T. L., de 38 anos, também por tráfico de drogas. Ele vinha sendo investigado devido a denúncia de que estaria utilizando seu veículo, que faz o transporte de passageiro no trecho de Boa Vista a Pacaraima, para, também, transportar drogas.
A delegada da DRE, Francilene Lima Hoffmann de Vargas, disse que os policiais estavam investigando o motorista há dez dias, pela suspeita de que estaria trazendo droga de Pacaraima para comercializar em Boa Vista.
As equipes, segundo a delegada, completaram o desfecho da investigação realizando a abordagem do veículo Fiat Freemont utilizado no transporte de passageiros, quando ele estava chegando em sua residência, localizada no Bairro Caraná.
Com o taxista os policiais apreenderam um tablete de cocaína e uma garrafa pet contendo pasta base de cocaína e a quantia de R$ 980 reais. Aos policiais o taxista admitiu que estava atuando no tráfico de drogas e confessou que tinha deixado o restante da droga com um adolescente de 17 anos, em um apartamento localizado no Bairro Senador Hélio Campos.
Os policiais diligenciaram até o endereço indicado por ele e apreenderam dois tabletes de skunk em poder do adolescente, de nacionalidade venezuelana, recrutado apenas para guardar a droga.
O homem e o adolescente foram encaminhados à DRE e o taxista foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Contra o adolescente foi lavrado um BOC (Boletim de Ocorrência Circunstanciado) e, após ser ouvido na presença de um familiar, ele foi liberado.
Os três homens, presos nas duas operações, foram apresentados nesta quarta-feira, dia 18, na Audiência de Custódia e, todos eles, tiveram suas prisões em flagrante homologadas e convertidas em prisão preventivas, sendo encaminhados ao Sistema Prisional.
Operação Paz
A Operação Paz é uma ação integrada entre as Forças de Segurança, lançada em 12 Estados Brasileiros no dia 1° de setembro pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Roraima é coordenada pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública) e tem o objetivo de reduzir mortes violentas no estado e no cumprimento de mandados de prisão. O trabalho ocorre nos 15 municípios de Roraima.