O sonho de ser um atleta reconhecido no mundo do futebol tem motivado crianças e adolescentes a investirem nesta prática esportiva. Para incentivar esses jogadores, o Polo do Centro de Convivência da Juventude no bairro Pedra Pintada, na zona Norte de Boa Vista, está ministrando aulas de futebol de campo.
Ainda há vagas disponíveis e os interessados devem procurar o polo, localizado na Avenida Diamante, nº 1227, munidos dos documentos pessoais e fazer a inscrição. Além de futebol, há caratê, futebol society, capoeira, zumba e balé.
As aulas de futebol de campo ocorrem das 16h às 17h e das 17h às 18h, às quartas e sextas-feiras. Mas a vontade de jogar é tanta, que cedo os alunos começam a chegar, faça sol ou chuva.
O professor Lázaro Andrade contou que por causa da pandemia o trabalho iniciado em 2019 foi suspenso.
“Colocamos o projeto em funcionamento para ofertar uma atividade física para as crianças que não tinham um lazer, mas fomos obrigados a parar. Agora o retomamos com a parceira da Assembleia Legislativa de Roraima, que tem contribuído com o material esportivo, como bola, rede, os cones e equipamentos em geral”, disse o professor.
Segundo ele, o desempenho dos atletas não é apenas em campo. “Essas crianças do projeto têm um rendimento muito melhor na escola e em casa, porque passam a respeitar mais os pais. O esporte dá um novo norte à vida das crianças, que melhoram a cada dia”, acrescentou.
Migrante, Juan Francisco Hernandez tem apenas 8 anos, mas já sabe bem o que quer. “Meu sonho é ser um jogador profissional de futebol, ser contratado pelo Barcelona, e conquistar muitos títulos, além de ajudar minha família”, afirmou o atacante, que garante ser um dos melhores da turma.
Júlio Cesar Hernandez, também de 8 anos, disse que é zagueiro do time. Encantado pelo professor, ele está no projeto desde o início e afirma confiante que vai se tornar um jogador reconhecido.
“Ser jogador de futebol é ter uma vida muito legal. Serei famoso! O professor Lázaro trata a gente muito bem, ensina legal e a cada dia aprendo muito mais. Ele é como se fosse o Cristiano Ronaldo”, disse empolgado.
Mas o campo não é somente dos meninos. Yasmin Lima, de 13 anos, está há um ano no projeto em busca de um futuro promissor. “Eu gosto muito de futebol e tenho grande admiração pela jogadora Marta, que é a minha inspiração para jogar bola. O futebol tem me ajudado a desenvolver as minhas habilidades e a ser uma boa aluna na escola. É tudo na minha vida”, garantiu.
Marilena Freitas