A Prefeitura de Boa Vista deu início esta semana, a instalação de 207 placas de identificação de logradouros nas 23 ruas e avenidas do Pedra Pintada. Com a criação do CEP pelos Correios, agora chegou o momento de concluir a estruturação do endereçamento do bairro recém-criado pelo município. Serão beneficiadas cerca de 6 mil pessoas que moram na região.
A colocação das placas é um processo importante para identificar as vias por pedestres, motoristas, moradores, visitantes e clientes que buscam serviços na região. Essencial também para os profissionais que trabalham com entregas ou nos Correios, porque facilita a localização dos endereços. Além disso, estimula uma relação afetiva entre a população e o lugar onde mora.
Quem está feliz com este serviço é a dona de casa, Marli Sousa, 49. Moradora do bairro há 8 anos, ela vivenciou todo o processo de surgimento, e agora, está vendo os avanços chegarem com mais facilidade. “Fico muito feliz em ver a prefeitura trazendo serviços importantes para a região. Moro aqui há muito tempo, e era um sonho ver o nosso bairro desse jeito. Sei que tem muito a ser feito, mas o que já foi conquistado é um presente para todos nós”, disse.
Para a diretora do Cadastro Imobiliário da Secretaria de Economia, Planejamento e Finanças, Aline Silvano, a prefeitura vem trabalhando para a estruturação do local e melhorar a vida dos moradores. “Criamos o bairro porque precisávamos fazer alguns serviços que demandavam que essa área estivesse institucionalizada. Fizemos a entrega das certidões de cadastro dos imóveis, com isso foram criados os CEPs. Agora estamos com serviços de endereçamento, para que as pessoas se localizem dentro do bairro”, explicou.
Investimentos
O processo de regularização do bairro se iniciou em 2015, quando a área foi declarada como Área de Especial Interesse Social (AEIS). Antes, era apenas uma área de ocupação irregular, em desacordo com a legislação urbanística, pois não havia projeto aprovado pela Emhur, nem a infraestrutura exigida em Lei.
Desde 2016 o Pedra Pintada vem recebendo investimentos da prefeitura. A região já tem coleta de lixo e serviço de transporte público. Foi a primeira região da cidade a receber a iluminação de LED, em 2019. Em 2020 e 2021, as avenidas Diamante, Macau e Rubi receberam obras de infraestrutura como drenagem profunda, asfaltamento, calçadas, sarjeta, meio-fio e urbanização.
Este ano, o bairro foi criado pela Lei n° 2.253/22, projeto do Executivo Municipal. O CEP dos correios também já é realidade. Atualmente, a prefeitura está dando início a construção de uma Unidade Básica de Saúde na rua Macau. São 1.402 lotes e mais de 6 mil pessoas com residência fixa na região.
“Só em saber que nosso bairro existe, que já temos CEP, é maravilhoso. É uma conquista muito grande. A parceria da prefeitura sempre esteve aqui desde que iniciou o bairro, sempre abraçou a nossa causa”, disse a vice-presidente da Associação de Moradores, Débora Fonseca.
Ceiça Chaves