Peladão 2022: 150 equipes vão disputar o maior torneio de futebol amador de Roraima

A abertura oficial da competição ocorreu na noite deste sábado, no estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho. – Fotos: Ascom Parlamentar

Foi dado o pontapé inicial para o maior campeonato de futebol amador de Roraima. O Peladão 2022 teve sua abertura oficial no início da noite deste sábado, dia 16, no estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho, com a presença de representantes das equipes que disputarão o torneio.

O jogo de abertura, já valendo pela primeira fase do torneio, foi entre o campeão na categoria Adulto no ano passado, o Irmandade, que goleou o Real Cidadão pelo placar de 6 x 0. Na preliminar, em jogo amistoso, o campão na categoria Master no ano passado, o Aliança, venceu a Seleção da LIFAJC por 1 x 0.

A competição, que no ano passado reuniu 128 clubes, este ano bate recorde e chega a 150 equipes. Outra novidade deste ano é que foi permitida inscrição de atletas do sexo feminino nas categorias de 10 até 14 anos.

Organizada e coordenada pela Liga de Futebol Amador do Caranã (LIFAJC), a competição começou a ser disputada em 2013, tendo como grande incentivador o deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), que ao longo dos anos vem apoiando a realização do torneio, que começou reunindo poucas equipes e hoje é um dos maiores da região Norte.

“Fico feliz em ver a evolução da competição. Começamos jogando em campos de areia, com poucas equipes competindo. Hoje, chegamos a esse expressivo número de 150 clubes participando, não só da Capital, mas de todo o Estado. E disputando os jogos em campos com uma estrutura adequada para que os atletas possam jogar com mais qualidade e segurança”, destacou o parlamentar.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que também tem sido um grande apoiador do torneio, lembrou que a competição traz ganhos não apenas para o esporte, mas também para a economia informal, pois garante que diversas famílias possam comercializar seus produtos nos dias dos jogos.

“Além dos quase 4 mil atletas envolvidos, existem centenas de pessoas que estão trabalhando paralelamente, vendendo churrasquinho, água, refrigerante, cerveja e outros produtos, garantindo uma renda extra para suas famílias. Esse é a essência do Peladão: incentivar o esporte amador e ao mesmo tempo proporcionar geração de emprego e renda para as famílias”, pontuou Mecias.

O Peladão 2021 conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio do IDRR (Instituto de Desporto de Roraima) da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), além do apoio do senador Mecias de Jesus, do deputado federal Jhonatan de Jesus, da Assembleia Legislativa por meio da TV Assembleia, que vai transmitir os principais jogos, e da Câmara de Vereadores.

Categorias e premiação

O Peladão 2022 terá a participação de quase 150 equipes de futebol amador de todo o Estado, competindo em seis categorias: Adulto Masculino (64 equipes), Adulto Feminino (16 equipes), Adulto Master (34 equipes), Sub-17 (16 equipes), Sub-14 (12 equipes) e Sub-10 (8 equipes).

As partidas serão realizadas às quintas, sábados e domingos, e as disputas acontecerão nos estádios Canarinho e Ribeirão, e nos campos do Careca (Caranã) e Rei Pelé (Pintolândia).

As premiações variam de R$ 5 mil a R$ 100 mil por categoria. Ao todo, são mais de 300 mil em prêmios em dinheiro. Os jogos serão transmitidos ao vivo pela TV Peladão (youtube @tv_peladao).

Gilvan Costa

 

 

Veja também

Topo