Personalidades roraimenses: ALE-RR sedia homenagem do Conselho Estadual de Cultura

Deputados Soldado Sampaio e Marcos Jorge estão entre os 36 homenageados na cerimônia que concedeu a Medalha CEC-RR e Moção de Aplausos, em reconhecimento às contribuições culturais. – Fotos: Marley Lima | SupCom/ALE-RR

O plenário Valério Caldas de Magalhães, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), recebeu, nesta segunda-feira, 8, cerimônia promovida pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC-RR), que homenageou 36 personalidades ligadas à cultura roraimense. Artistas, fazedores de cultura e autoridades públicas receberam a medalha do conselho e moção de aplausos.

A escolha foi feita por indicação dos membros do colegiado do CEC-RR e aprovada em sessão plenária. Entre os homenageados estão os deputados Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa, e Marcos Jorge (Republicanos), ex-secretário de Cultura de Roraima.

Presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio, destacou o apoio do parlamento aos artistas e projetos culturais.

Valorização da cultura

O presidente da Casa, Soldado Sampaio, destacou o orgulho em receber a solenidade no parlamento e ressaltou a atuação da Assembleia em favor do movimento cultural.

“É uma satisfação ceder o espaço da Assembleia para o Conselho de Cultura e fazer essa homenagem com várias personalidades do estado que, de alguma forma, apoiam e desenvolvem cultura. Aqui no parlamento, realizamos diversas exposições, além de iniciativas como o Roraima Musical e o próprio CCJuv [Centro de Convivência da Juventude]. Assim, a Assembleia tem manifestado total apoio aos artistas, e hoje tive a felicidade de ser homenageado também”, ressaltou.

Deputado Marcos Jorge lembrou a atuação na Lei de Incentivo à Cultura.

Já o deputado Marcos Jorge reforçou a necessidade de o Legislativo fortalecer as políticas culturais e lembrou de sua própria trajetória como autor de leis que incentivam projetos no setor.

“Tive a iniciativa, aprovada por unanimidade, de alterar a Lei 1.545 de 2021, garantindo o abate de 100% no ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] das empresas que apoiam projetos culturais. Isso trouxe de volta apoios importantes, como o festival Canto Forte, que vai revelar novos artistas roraimenses. Fico feliz com a homenagem e destaco o papel do Legislativo em favor da cultura”, ressaltou.

Presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil, disse que recebeu a homenagem com gratidão e alegria.

Sentimento dos homenageados

Entre os homenageados, estavam também representantes da literatura e da religiosidade, que simbolizam a diversidade cultural do estado. A presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil, falou sobre a emoção em ser lembrada pelo trabalho desenvolvido ao longo da vida.

“O primeiro sentimento é de gratidão, e o segundo, de euforia. Fico muito feliz quando lembram de algum trabalho que fiz em prol da cultura de Roraima. Hoje, só tenho a agradecer ao Conselho de Cultura pelo reconhecimento”, disse.

Mãe Yatylissá Lefã falou da necessidade de diversidade cultural no estado.

A mãe de santo Yatylissá Lefã destacou a importância de ser homenageada em vida e o valor da diversidade cultural para o estado.

“Estou alegre e grata por fazer parte desse grupo maravilhoso que representa a diversidade cultural de Roraima. É bom ser homenageada em vida, porque muitas vezes isso acontece só depois da morte. Faço parte dessa história com amor, festas e alegria. Só tenho a agradecer”, declarou.

Presidente do CEC-RR, Jânio Tavares, enalteceu a dedicação dos homenageados e afirmou que a celebração terá continuidade.

Conselho Estadual de Cultura

O presidente do CEC-RR, Jânio Tavares, frisou que a solenidade cumpre o papel de valorizar pessoas que dedicam a vida à arte e ao fortalecimento da identidade cultural.

“Há pessoas que, há muitos anos, até no anonimato, fazem da arte o seu ganha-pão. Por isso, é mais do que especial realizar um evento como esse. Tenho certeza de que ele terá continuidade, mesmo após a minha gestão, para que possamos homenagear outras pessoas importantes da nossa história cultural”, destacou.

O CEC-RR é formado por 11 membros, sendo que seis deles são representantes da sociedade civil, eleitos por voto direto. Já os outros cinco são representantes do poder público.

CEC-RR homenageou 36 personalidades com medalha e moção de aplausos em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa.

Segue abaixo a composição do colegiado

● Jânio Tavares – Presidente (ocupante da cadeira de Patrimônio Cultural e Museológico)

● Polyana Gomes da Silva – Vice-presidente (ocupante da cadeira de Turismo)

● Clotilho de Matos Filgueiras Sobrinho (representação da Administração Cultural)

● Edinei Laureano Sampaio (ocupante da cadeira de Música)

● Lindomar Neves dos Santos (ocupante da cadeira de Livro e Literatura)

● Luiz Aimberê Soares de Freitas (representante da Administração Cultural)

● Luiza Carmem Brasil (ocupante da cadeira de Artes Visuais e Plásticas)

● Manoel Fernando Soares Estrella (ocupante da cadeira de Audiovisual e/ou Comunicação)

● Raimunda Maria Rodrigues Santos (ocupante da cadeira da Cultura Popular e/ou Indígena)

● Sanderson Silva Canjo (ocupante da cadeira das Artes Cênicas)

● Telma Marques da Silva (ocupante da cadeira das Ciências Humanas e Naturais)

Anderson Caldas

Veja também

Topo