Plano Diretor: população contribui com ideias para o futuro de Boa Vista na primeira reunião da etapa de propostas

As reuniões seguem até o dia 16, com mais 11 encontros, sendo nove na área urbana e dois na zona rural. – Fotos: Andrezza Mariot

A Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta terça-feira, 12, a primeira reunião comunitária da segunda etapa do processo de revisão do Plano Diretor, a etapa de proposições. O encontro ocorreu no Anfiteatro Orla Taumanan, no Centro, e reuniu os moradores dos bairros Calungá, São Vicente, São Pedro, Mecejana, Canarinho e Aparecida.

A população teve a oportunidade de sugerir propostas para melhoria de áreas como infraestrutura, meio ambiente, trânsito, entre outras. Nesta nova etapa, as informações coletadas anteriormente, na fase de diagnóstico, incluindo problemas, potencialidades e necessidades da cidade, serão utilizadas para definir diretrizes, objetivos, metas e ações específicas que guiarão o desenvolvimento urbano de Boa Vista.

O servidor público Vitor Costa soube da reunião e aproveitou a oportunidade para propor melhorias. “Acredito que todo cidadão deve participar desse processo. É uma oportunidade que estamos tendo para propor melhorias para a cidade onde vivemos e dizer como queremos que ela seja nos próximos dez anos”, pontuou.

A reunião comunitária também contou a participação de entidades da sociedades civil. Para o presidente do Conselheiro Federal de Arquitetos do Brasil em Roraima, Nikson Dias, o Plano Diretor é um instrumento de trabalho importante para os arquitetos urbanistas, onde esses profissionais, quando vão fazer um projeto, devem verificar sempre os apontamentos, ocupações, zonas, áreas institucionais, vias, fluxos, fluxogramas da cidade e eixos de crescimento.

“É no Plano Diretor que se determina, por exemplo, quais os eixos de crescimento das cidades; onde surgirão os novos bairros; para onde a cidade vai se desenvolver; o que a cidade vai proteger enquanto patrimônio histórico. Determina também quais são os eixos de crescimento econômico, populacional e social da própria”, explicou.

Próximo encontros

As reuniões comunitárias seguem até o dia 16, com mais 11 encontros, sendo nove na área urbana e dois na zona rural. O arquiteto e urbanista da Emhur, Paulo Ricardo Freitas, explicou que a cidade foi dividida em macroáreas, contemplando todos os bairros.

“As reuniões não estão restritas aos moradores do bairro onde elas vão acontecer. Elas também contemplam os bairros adjacentes. É muito importante que a população participe e dê sua colaboração nesse importante instrumento para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse.

Na área urbana, todas as reuniões começam às 18h. Já as duas reuniões na zona rural vão começar às 9h. Mais informações sobre o Plano Diretor, bem como os produtos já elaborados e a agenda de reuniões, estão disponíveis no site boavista.rr.gov.br/plano-diretor.

Confira o cronograma:

Dia 13/09

– Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, Rua Macapá, 740, Nova Cidade

– Escola Municipal Ioládio Batista da Silva, Rua Antônio Ferreira de Souza, 156, São Bento

– Escola Municipal Maria Gertrudes Mota de Lima, Rua S-27, 1299, Santa Luzia

Dia 14/09

– Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Rua da Lua, 395, Cidade Satélite

– Creche Proinfância Waldinete de Carvalho Chaves, Rua Delman Veras, Silvio Botelho

– Escola Municipal José Arnóbio da Silva, Rua Pinto Martins, 499, Aeroporto

Dia 15/09

– Escola Municipal Arco-Íris, Rua Massaranduba, 1551, Caçari

– Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, Rua das Extremosas, 312, Pricumã

– Praça Lidia Bacelar Cantel, Praça do 13 de Setembro

Dia 16/09

– Sede da Cooperativa das Mulheres Agricultoras Independentes, Vicinal 1, Lote 236, Truaru

– Sede da Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos, Estrada do Taiano, Oásis, Murupu

Isaque Santiago

 

Veja também

Topo