A Polícia Militar de Roraima, em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), realizou na tarde dessa sexta-feira, 23, a cerimônia de formatura e entrega de certificados do Proerd (Programa Educação de Resistência às Drogas e à Violência) a 1.858 estudantes de escolas públicas estaduais.
Realizada no Ginásio Hélio Campos, no bairro Canarinho, a solenidade contou com a presença do governador Antonio Denarium, do comandante geral da PMRR, coronel Miramilton Goiano, além do secretário de Educação, Nonato Mesquita, e da coordenadora da COPCDH (Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos), major PM Dyanna de Oliveira.
O encerramento do curso foi marcado pela entrega de certificados aos alunos concluintes e participantes de todos os encontros. Além disso, foram homenageados aqueles que obtiveram a melhor nota na redação, uma explanação sobre o que aprenderam durante o curso.
Executado pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMRR, em parceria com a Seed, o Proerd atendeu, apenas neste primeiro semestre de 2023, um total de 1.858 alunos, de 67 turmas do 7º ano do ensino fundamental, de 20 escolas estaduais da capital.
A formatura ocorre sempre de forma tradicional, no final de cada período, e envolve estudantes, além de professores e policiais militares, responsáveis pela aplicação das atividades nas escolas.
O governador Antonio Denarium destacou a importância do Proerd para os alunos da rede estadual de ensino.
“Cerca de 92 mil alunos das escolas estaduais de Roraima estão preparados para dizer não às drogas e, hoje, mais 1.858 estudantes da rede estadual foram diplomados pelo Proerd. É o trabalho do Governo do Estado, falando sim à vida e não às drogas. Quero parabenizar a Polícia Militar, a Secretaria de Educação e todos os professores que estão fazendo esse trabalho tão importante”, enfatizou o chefe do Executivo estadual.
O comandante geral da PMRR, coronel Miramilton Goiano, frisou a parceria entre a família dos estudantes e as instituições estaduais responsáveis pelo desenvolvimento do Proerd.
“Esse projeto só é possível com a parceria entre família, escola e a Polícia Militar. Sem ela, nós não conseguiríamos. Trabalhamos a base de nossos alunos do ensino fundamental. Neste primeiro semestre, foram atendidas 67 turmas de 20 escolas, totalizando hoje 1.858 alunos que dizem não a todo tipo de droga e de violência”, destacou o comandante.
A importante parceria com a Polícia Militar foi ressaltada pelo secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.
“A Polícia Militar do Estado de Roraima é parceira da Secretaria de Educação. Esse trabalho tem dado muito certo nas escolas militarizadas e no Proerd. Esse programa de prevenção e resistência às drogas e à violência vem dando certo há mais de 20 anos. Em um dia como hoje, temos a possibilidade de formar mais de 1.800 alunos. Agradeço pela parceria”, disse o secretário.
Programa Proerd
O Proerd é a adaptação brasileira do DARE. (Drug Abuse Resistance Education), programa criado nos Estados Unidos. O programa é uma das maiores plataformas de prevenção primária contra as drogas e a violência do mundo. No Brasil, foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o país.
Em Roraima, o programa foi implantado há 21 anos e já atendeu aproximadamente 92 mil alunos. O Proerd é aplicado por policiais militares em parceria com a Seed, contando com o apoio dos diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual de Educação. Trata-se de uma iniciativa que consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre as Polícias Militares, a escola e a família.