Polícia Civil de Roraima apreende 234 quilos de super maconha

Foram apreendidos 212 tabletes da droga, duas armas de fogo, munições, dois GPS de aeronave, um rádio comunicador, uma balança de precisão, 600 litros de combustível de aeronave e dois veículos. – Foto: Ascom/PCRR

Uma ação integrada da PCRR (Polícia Civil de Roraima), realizada por agentes lotados no Denarc (Departamento de Narcóticos), DRE (Delegacia de Repressão ao Entorpecentes) e Delegacia de Pacaraima, resultou na prisão em flagrante de três pessoas e na apreensão de aproximadamente 234 quilos de skunk, considerada super maconha. Essa foi a maior apreensão deste tipo de drogas em toda a história da Polícia Civil.

O resultado do trabalho foi anunciado em uma coletiva à imprensa na tarde desta quarta-feira, 7, pela delegada geral adjunta e diretora do Denarc, Darlinda de Moura Viana. Inicialmente a Polícia Civil anunciou a apreensão de 223 quilos da droga, mas após a pesagem no ICPDA (Instituto de Identificação Perito Dimas Almeida), foi confirmado 234 quilos.

De acordo com informações da delegada, a ação é um desdobramento de uma operação realizada no último dia 02, quando foi preso o técnico de informática K. A. O., de 30 anos, com aproximadamente 18 quilos de skunk.

Segundo a delegada, as investigações para desbaratar a organização criminosa ocorrem há uns dois meses. A ação teve início nas primeiras horas desta quarta-feira, em uma fazenda, na vicinal 5, na localidade de Samaúma, município de Mucajaí, divisa com Alto Alegre.

Foram presos em flagrante o piloto de aeronave W.A. S., de 42 anos, o técnico em segurança eletrônica C.R.F.M., de 43 anos e o piloto de aeronave W.R.M.G., de 67 anos.

Foram apreendidos 212 tabletes da droga, pesando entre 1,050 a 1,080 kg, duas armas de fogo, sendo uma pistola 9mm e uma espingarda calibre 20, 240 munições de pistola 9mm, duas munições de calibre 20 deflagradas, dois GPS de aeronave, um rádio comunicador, uma balança de precisão, 600 litros de combustível de aeronave e dois veículos, sendo uma Hilux e uma pick-up Strada.

A droga foi encontrada escondida em uma mata e no momento da ação policial uma aeronave tentava pousar em uma pista clandestina e, ao ver o movimento, arremeteram e deixaram o local.

“Tanto o proprietário da fazenda, quanto outras pessoas serão investigadas. Acreditamos que eles estavam indo buscar a droga. No momento faremos o Auto de Prisão em Flagrante das três pessoas presas e as investigações terão continuidade”, destacou a delegada.

Os três homens, de nacionalidade brasileira, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo e de munições.

Resultado efetivo

O delegado Geral da Polícia Civil, Eduardo Wayner, enalteceu a atuação de toda a equipe do Denarc, DRE e da Delegacia de Pacaraima que participou desta operação.

“Trata-se de uma investigação que já ocorre há dois meses, em que os policiais têm se desdobrado de forma intensa. Na semana passada foram 18 quilos e, com a continuidade dos trabalhos, apreendemos mais 234 quilos, considerada a maior apreensão de toda a história da Polícia Civil. Isso é uma quebra no núcleo financeiro da organização criminosa. Essa ação é uma diretriz que recebemos do governador Antonio Denarium, que nos permite o suporte para desenvolvermos o trabalho. Agradecemos o empenho dos policiais e destacamos a importância deste grandioso trabalho em prol da sociedade”, destacou.

 

Veja também

Topo